Podcast Vozes da Unilab lança série especial no combate ao COVID-19

Data de publicação  07/04/2020, 15:24

Em uma nova série especial, lançada nesta terça-feira (7), o Podcast Vozes da Unilab apresenta a proposta de alertar e divulgar iniciativas de combate à pandemia do COVID-19. Já está disponível o episódio zero, que mostra como o hip-hop tem servido de ferramenta no combate ao coronavírus, nos espaços africanos.

O Vozes da Unilab é um podcast desenvolvido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), criado em 2016, como parte do Projeto de Pesquisa e Extensão botAfala. Nesta série, o objetivo é dialogar com os espaços africanos na África e na diáspora.

“Este é um episódio modelo. Para que o projeto ganhe força e continue, precisamos de sua colaboração: divulgue, compartilhe e comente com pessoas da sua comunidade e redes sociais”, convida o coordenador do botAfala, Prof. Marcos Carvalho Lopes. “Ouça sua voz!”, completa o professor.

Junto ao episódio zero, inclusive disponível para download, o projeto disponibilizou o texto base do episódio e o beat especialmente desenvolvido. No link também estão presentes vídeos de diversos atores sociais, que fazem referência ao coronavírus e seu combate.

“Pouco importa quais os elementos que você considera fundamentais no movimento hip-hop: sem o compromisso radical com a comunidade e a busca por conhecimento, o jogo não faz sentido! Por isso, diante do desafio da COVID-19, que pede mudança de hábitos e consciência, o movimento hip-hop tem se mostrado uma ferramenta política importante para falar diretamente aos jovens”, diz trecho do podcast.

Informações sobre o episódio, links e referências estão disponíveis aqui.

Acompanhe o Vozes da Unilab no Facebook.

Sobre o boTAfala

Projeto baseado nas artes, o botAfala utiliza o hip-hop como linguagem para compor uma paideia democrática, desenvolvendo narrativas que potencializem a integração e o reconhecimento da diversidade que compõe a Unilab.

Desenvolvido por estudantes do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, o botAfala procura dar voz e debater questões raciais, estereótipos de gêneros, relações entre educação estética e autocriação ética, valorizando os múltiplos letramentos potencializados pelo hip-hop e por novas tecnologias de comunicação, especificamente o podcast.

A proposta do podcast é ouvir algumas das muitas vozes que compõem a Unilab, “conhecendo a trajetória de alguns estudantes, técnicos, professores, enfim, pessoas que vivem e dão vida para esta universidade e seu projeto de integrar o Brasil e os países lusófonos”, explica o Prof. Marcos Carvalho Lopes.