Unilab participa de chamada pública para aquisição de equipamentos e realização de testes rápidos do Covid-19

Data de publicação  17/04/2020, 11:19

Em articulação com o Ministério da Educação (MEC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) participa de edital de chamada pública visando à aquisição de equipamentos e à permissão para a realização de testes rápidos do novo coronavírus na universidade. O projeto é oriundo do Comitê Institucional de Enfrentamento ao Covid-19 (CIEC/Unilab) e é promovido pela Reitoria, pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e pela Pró-reitoria de Administração (Proad), conforme processo SEI: 23282.404902/2020-50.

“Já havíamos tratado na 1ª reunião do CIEC sobre a necessidade de a Unilab se envolver para ajudar a comunidade. Então a Reitoria tratou com o MEC a respeito do projeto elaborado pelo ICS e articulou com a Proad, o que vai beneficiar a nossa comunidade como um todo”, afirmou o reitor, prof. Roque Albuquerque.

Foi a partir do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad) que surgiu a proposta de chamada pública de fornecedores para produtos que serão utilizados neste enfrentamento, de nível nacional, para as instituições de ensino superior e sob o gerenciamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Unilab, participante atuante do Forplad, compõe a lista de instituições deste edital, que como objetivo promover lista de fornecedores para o atendimento a necessidades de equipamentos e itens de consumo para execução de ações de enfrentamento ao Covid-19 das Universidades Federais.

“Enfatizamos medidas de rastreamento e orientação à população através da testagem rápida de indivíduos suspeitos. Nosso objetivo é de contribuir com a inserção da universidade como agente de mudança para a região. A Unilab poderá apoiar os programas federais para o enfrentamento da pandemia, com destaque no apoio de docentes dos cursos de Enfermagem e Farmácia, bem como de servidores da Propae (Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis) e da Proad,” explica Leonardo Ramos, pró-reitor de Administração.

O primeiro resultado desta chamada pública sairá na próxima segunda-feira (20/04) e terá atualizações semanalmente de fornecedores aptos para o fornecimento emergencial dos itens.

Desta forma, a Unifesp divulgará, a cada semana a lista de fornecedores que cadastraram propostas para os itens de cada instituição, que será atualizada a cada re-convocação. Havendo fornecedor cadastrado, haverá a verificação de conformidade legal e administrativa, conforme Lei nº 13.979, de 06 de Fevereiro de 2020. Mediante a existência de fornecedores cadastrados, devidamente alinhados com as exigências da Lei supracitada, bem como a disponibilidade de recurso financeiro, a Unilab poderá executar solicitação de fornecimento do material.

Fornecedores interessados em participar da chamada pública e demais informações: acessar o site.