Boletim da Propae detalha ações desenvolvidas para enfrentar a disseminação do COVID-19

Data de publicação  30/04/2020, 17:27

Primeiramente, sabemos que muitas e muitos estudantes estão passando por dificuldades financeiras. Estamos tentando construir alternativas vinculadas para acolhimento dessas demandas.

Dessa forma, vamos relembrar algumas ações desenvolvidas desde março de 2020 para enfrentar a disseminação do COVID-19 e assegurar minimamente as condições de permanência estudantil no âmbito da Unilab a partir da suspensão dos serviços dos restaurantes universitários:

• * 888 ajudas de custo de alimentação para estudantes internacionais;
  • * 120 ajudas de custo de alimentação para estudantes internacionais do primeiro semestre acolhidos(as);
  • * Realização de SELEÇÃO SIMPLIFICADA CIEC/PROPAE No. 001/2020, com:
  • * 41 ajudas de custo de deslocamento para os estudantes retornarem para suas residências familiares;
  • * 304 estudantes contemplados(as) para ajuda de custo de alimentação;
  • * Abertura do canal de comunicação direta para orientações em saúde com a equipe médica e da enfermagem pelo email (nuase@unilab.edu.br) e pelo whatsapp 085 96886793 da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante;
  • * Abertura do serviço de escuta em saúde mental para estudantes.
  • * Contribuição na elaboração do Pesquisa censitária sobre situação estudantil durante suspensão de aulas (COVID-19) com tópico sobre saúde mental e sobre acolhimento de propostas para melhorar nossos serviços no período da pandemia desenvolvido pelo Comitê Institucional de Enfrentamento ao Covid-19 (Ciec/Unilab). Soubemos da instabilidade da rede e da dificuldade de acesso, mas é muito importante a participação de todos/as no questionário. Voce pode acessá-lo clicando aqui.

Além dessas ações, recebemos uma grande demanda de pedidos de auxílios emergenciais.  Após reunião da Comissão de Seleção e Acompanhamento da Permanência Estudantil (COSAPE) e da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), foi identificado um número excessivo de solicitações de auxílio emergencial, girando em torno de 1.800 pedidos.

Por desse quantitativo, a Propae decidiu suspender temporariamente as avaliações dos pedidos solicitados até o dia 23 de abril. Informamos, por conta desse quantitativo e do calendário de pagamento de auxílios, não houve infelizmente força de trabalho possível para realizar essas avaliações. Há apenas seis profissionais de Serviço Social para avaliação de todas as demandas das/os estudantes da Unilab do Ceará e da Bahia.

Dessa maneira, estamos trabalhando para que essa avaliação ocorra no tempo hábil. Os/as estudantes que forem contemplados nessa solicitação receberão um email da equipe. Pedimos compreensão pela demanda desse trabalho nesse momento. Sabemos que todos/as estão precisando de apoio.

Para tentar se aproximar dos/as estudantes relacionados aos auxílios, abrimos um novo canal de comunicação no email: atendimentopropae@unilab.edu.br e no Whatsapp: (85) 9.9204.9294

Esperamos que todos/as sigam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguindo o isolamento social e os cuidados de higiene necessários para evitar a contaminação do vírus. Igualmente, desejamos que tentem ficar bem, respirar profundamente nos períodos de mais ansiedade e entrar em contato virtualmente com pessoas que te façam bem.

Saudações virtuais afetivas.

Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis.