Serviço de Promoção da Igualdade Racial da Unilab organiza campanha emergencial em apoio aos povos indígenas no Ceará

Data de publicação  30/04/2020, 09:47

O Serviço de Promoção da Igualdade Racial da Unilab (Sepir), em apoio aos povos indígenas do Ceará, em virtude do contexto da Pandemia do Covid-19, está organizando uma campanha de solidariedade emergencial de aquisição de alimentos, materiais de higiene pessoal e EPI para os povos indígenas no Ceará.

A Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), entidades indigenistas e organizações sociais mobilizados frente à situação de vulnerabilidade social e precária segurança alimentar dos povos indígenas no estado, estão se organizando para a criação de uma rede de solidariedade e apoio no combate e prevenção do coronavírus (Covid-19) nas aldeias.

As populações indígenas, em sua grande maioria, estão concentradas em pequenos territórios ou em retomadas. Muitas destas áreas estão localizadas próximas a áreas urbanas com inúmeros casos já confirmados, fato que favorece a possibilidade de contágio pelo coronavírus. Para evitar isso, é necessário apoiar as condições financeiras e sanitárias para que os povos indígenas mantenham o isolamento social.

Nesse sentido, esta rede de solidariedade inicia uma ampla campanha com o objetivo de buscar subsídios para garantir a qualidade de vida das famílias indígenas enquanto durar a quarentena.

Na maioria das aldeias indígena no Ceará, são desenvolvidas atividades de subsistência e/ou econômicas (comercialização de artesanatos, trabalhos domésticos e/ou na construção civil, turismo comunitário, pesca e coleta de crustáceos e mariscos, reciclagem de materiais etc.) que, no momento, encontram-se prejudicadas pela pandemia do Covid19. Tal situação compromete a obtenção e produção de alimentos e a aquisição de itens de higiene e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), pela ausência de recursos financeiros.

Deste modo,  o Setor de Promoção da Igualdade Racial da Unilab, sob a gerência do professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Arilson dos Santos Gomes, convoca a todos à colaborar nesta campanha emergencial de aquisição de alimentos, materiais de higiene pessoal e EPI para os povos indígenas no Ceará.

Dados para colaboração:

Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará