Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Serviço de Promoção da Igualdade Racial da Unilab organiza campanha emergencial em apoio aos povos indígenas no Ceará

Data de publicação  30/04/2020, 09:47
Postagem Atualizada há 4 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Serviço de Promoção da Igualdade Racial da Unilab (Sepir), em apoio aos povos indígenas do Ceará, em virtude do contexto da Pandemia do Covid-19, está organizando uma campanha de solidariedade emergencial de aquisição de alimentos, materiais de higiene pessoal e EPI para os povos indígenas no Ceará.

A Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), entidades indigenistas e organizações sociais mobilizados frente à situação de vulnerabilidade social e precária segurança alimentar dos povos indígenas no estado, estão se organizando para a criação de uma rede de solidariedade e apoio no combate e prevenção do coronavírus (Covid-19) nas aldeias.

As populações indígenas, em sua grande maioria, estão concentradas em pequenos territórios ou em retomadas. Muitas destas áreas estão localizadas próximas a áreas urbanas com inúmeros casos já confirmados, fato que favorece a possibilidade de contágio pelo coronavírus. Para evitar isso, é necessário apoiar as condições financeiras e sanitárias para que os povos indígenas mantenham o isolamento social.

Nesse sentido, esta rede de solidariedade inicia uma ampla campanha com o objetivo de buscar subsídios para garantir a qualidade de vida das famílias indígenas enquanto durar a quarentena.

Na maioria das aldeias indígena no Ceará, são desenvolvidas atividades de subsistência e/ou econômicas (comercialização de artesanatos, trabalhos domésticos e/ou na construção civil, turismo comunitário, pesca e coleta de crustáceos e mariscos, reciclagem de materiais etc.) que, no momento, encontram-se prejudicadas pela pandemia do Covid19. Tal situação compromete a obtenção e produção de alimentos e a aquisição de itens de higiene e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), pela ausência de recursos financeiros.

Deste modo,  o Setor de Promoção da Igualdade Racial da Unilab, sob a gerência do professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Arilson dos Santos Gomes, convoca a todos à colaborar nesta campanha emergencial de aquisição de alimentos, materiais de higiene pessoal e EPI para os povos indígenas no Ceará.

Dados para colaboração:

Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará
CNPJ: 34.816.161/0001-70
Banco: Caixa Econômica S/A
Ag: 0919 / Op: 003 / Conta: 5489-6

Categorias