Pulsar de Humanidades do Campus dos Malês cria conteúdos e canais de interação com alunos durante a pandemia

Data de publicação  04/05/2020, 16:18

Movidos pelo contexto da pandemia, tutores júnior do Programa Pulsar do Curso de Humanidades do Campus dos Malês deram início a medidas de incentivo aos estudos para os discentes da Unilab, além de campanhas de conscientização e outras ações.

As atividades giram em torno de seis eixos, articulados durante as reuniões online de planejamento. “Os tutores estão muito motivados a contribuir”, sinaliza a tutora Mariana Preta Oliveira, ao reconhecer o empenho e a criatividade dos tutores neste momento complicado.

Confira os seis eixos de atividades do Pulsar de Humanidades, durante o enfrentamento à pandemia do coronavírus:

1. Lives nas redes sociais: as lives são realizadas no Facebook e Instagram, em contas individuais dos tutores. A ideia é acolher e estabelecer vínculos, já que houve pouco tempo de atividade presencial no período letivo antes da suspensão das aulas;

2. Produção e divulgação de vídeos: sensibilização e suporte para realização de atividades acadêmicas. A meta é produzir vídeos com temas acadêmicos e não acadêmicos. São produções com informações do Covid-19, formas de proteção e mensagem de esperança e solidariedade, bem como vídeo com dicas de como estudar. O objetivo é aliviar as tensões deste momento difícil, promovendo um diálogo mais horizontal entre os estudantes. Confira aqui os materiais produzidos;

3. Divulgação de slides, cards e materiais com conteúdos e ferramentas didáticas: os tutores preparam materiais ilustrados para ajudar na organização dos estudos. Eles têm sido distribuídos sobretudo às turmas que acabaram de entrar na Unilab. Veja aqui o que já foi preparado;

4. Orientação e suporte sobre os processos de solicitação do auxílio emergencial e outras modalidades de suportes e canais de comunicação disponibilizados pela Unilab. Os tutores têm se atualizado sobre os auxílios aos quais os estudantes podem recorrer neste momento. A divulgação tem sido feita nos grupos de WhatsApp e em comunicados veiculados nas mídias.

Os interessados podem fazer contato com os tutores responsáveis: Mamadú Cissé – 71 991171268 / Nembali Mane – 71 993017395 / José Francisco – 71 991543723 / Pansau Tamba – 71 981002423 / Panzo Bartolomeu – 71 983160056;

5. Oficina online sobre método e eficiência nos estudos: os tutores estão gravando vídeos específicos sobre técnicas de estudo. A oficina é desenvolvida completamente online, sob o mote “você é um aluno ou é um estudante?”;

6. Plantões de orientação: os plantões para tirar dúvidas continuam de forma online. O foco está sendo nos estudantes de períodos mais avançados. Mesmo não sendo o público do Programa Pulsar, a demanda tem vindo desse grupo.

A agenda dos plantões é divulgada nos grupos de WhatsApp. Além disso, há o atendimento espontâneo, quando alguém procura um tutor fora do horário reservado. O foco atual dos atendimentos se concentra nos auxílios financeiros, editais e informações sobre a epidemia. No entanto, o acompanhamento acadêmico continua acontecendo, em menor proporção.

Visite aqui o perfil do Programa Pulsar no Instagram.

Sobre o Programa

O Programa Pulsar é um programa de acompanhamento estudantil e orientação acadêmica voltado aos estudantes dos cursos de graduação da Unilab, na forma de ações de tutoria.

Além de promover a adaptação do estudante de graduação à instituição, há o intuito de contribuir para a permanência qualificada do discente, orientando-o para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior.