Covid-19, pan-africanismo e racismo são temas do Podcast Vozes da Unilab em série especial

Data de publicação  11/05/2020, 09:36

Na última terça-feira (5), o Podcast Vozes da Unilab lançou o terceiro episódio de sua série especial, que tem o objetivo de alertar e divulgar iniciativas de combate à pandemia do Covid-19. Desta vez, o convidado especial foi o filósofo bissau-guineense Filomeno Lopes.

Covid-19, pan-africanismo e racismo foram os temas da conversa, que partiu de uma perspectiva pan-africanista. A situação na Itália, a atuação do papa Francisco, a necessidade de que os países africanos não apenas mimetizem as respostas do Norte e a necessidade ampla de uma reinvenção dos seres humanos numa direção mais colaborativa e solidária também foram destaques no episódio.

Filomeno Lopes é jornalista da Rádio Vaticano. Ele é doutor em Filosofia e Ciências de Comunicação Social e licenciado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Entre suas mais recentes obras estão: E Se a África desaparecesse do Mapa Mundo?, uma reflexão filosófica (2009); Da mediocridade à excelência. Reflexões filosóficas de um imigrante africano (2015); e Filodramática: os Palop, entre a filosofia e a crise de consciência histórica (2019).

Confira o episódio.