Unilab integra Grupos de Interesse Especial (SIGs) com temáticas envolvendo sistemas agroalimentares sustentáveis e CPLP; inauguração nesta quinta (14)

Data de publicação  12/05/2020, 15:31

Com o intuito de estimular a integração e colaboração entre profissionais de diferentes especialidades e de distintos níveis de formação,  por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs), na próxima quinta-feira (14) serão inaugurados dois SIGs, nos quais a Unilab terá participação. O evento oficial ocorrerá neste ambiente virtual, às 10h, horário de Brasília. A atividade ocorrerá no âmbito da NutriSSAN – uma plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação em rede, que se incorpora às estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), como uma ferramenta de apoio na articulação e integração entre pesquisadores, extensionistas, estudantes e sociedade.

Trata-se de uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inicialmente articulada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores.

Na ocasião, serão inaugurados o SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis (SIG SAS) e o SIG Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (SIG CPLP), em parceria com o SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Região Norte (SIG SSAN Norte), elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A programação contará com a presença de Manuel Clarote Lapão, Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP.

Confira a programação completa.

A ideia é que os SIGs promovam sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de casos, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades, para diversos profissionais, em distintos níveis de formação profissional.

O SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis objetiva ampliar a participação das universidades e das comunidades acadêmicas no Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP). Para isso, é adotado como estratégia o trabalho em rede, fortalecendo iniciativas de pesquisa na promoção da segurança alimentar e nutricional na CPLP, com foco em projetos que dialogam com sistemas produtivos, Além disso, desenvolvendo ações em consonância com a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN/CPLP).

A atividade refere-se ao Plano de Trabalho do MU-CONSAN-CPLP por meio do Projeto de Fortalecimento do Ensino Pesquisa e Extensão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), executado pela Pró-reitoria de Relações Institucionais (Proinst), em estreita inteiração com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR/UNILAB).