Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Podcast conversa com Severino Ngoenha, um dos mais importantes nomes da filosofia africana contemporânea

Data de publicação  19/05/2020, 12:29
Saltar para o conteúdo da postagem

O Podcast Vozes da Unilab lançou hoje (19) o quarto episódio de uma série especial, que tem o intuito de alertar e divulgar iniciativas de combate ao novo coronavírus. Esta semana a conversa é com Severino Ngoenha, um dos mais importantes nomes da filosofia africana contemporânea. Confira.

Os desafios que a pandemia do Covid-19 traz para a filosofia africana e a necessidade de descolonização radical dos modos de pensar, agir e conhecer foram alguns dos temas dialogados com o filósofo. Também esteve na pauta a temporalidade de urgência que pede autorreflexão e transformação nas formas de vida e relação com a natureza. A entrevista foi realizada no dia 13 de maio, em diálogo com o professor Marcos Carvalho Lopes.

Sobre Severino Ngoenha

Nascido em 1962, em Maputo, Moçambique, Ngoenha é uma liderança intelectual incontestável na construção da filosofia africana nos países de língua oficial portuguesa. Autor de diversos livros, estudados em artigos e teses, o filósofo tem importante atuação no desenvolvimento institucional de centro de pesquisa e qualificação. Atualmente, Severino Ngoenha é também reitor da Universidade de Moçambique.

Confira outros conteúdos de Severino Ngoenha:

Coroa de Espinhos (coronavirus) – morrer de Covid

Site do professor

Podcast no Spotify

Categorias