Data de publicação  25/05/2020, 13:07

Hoje é dia de celebração.
É Dia de África.

O titã ganês Kwame N´Krumah via na unidade política do continente a única forma de libertação definitiva da África da opressão colonial e condição para assegurar o seu desenvolvimento. Sua célebre frase descreve do que realmente se trata: “as forças que nos unem são intrínsecas e maiores que as influências que nos separam”. Com ideal em mente e com a própria vida comprometida com a unidade do continente.

O debate em torno dessa união fez emergir em 1963 a Organização da Unidade Africana (OUA), como instrumento político que daria voz às aspirações compartilhadas pelos nacionalistas africanos. Nove anos depois, em 1972, a data de fundação da OUA foi reconhecida pela ONU, ficando 25 de maio institucionalizado como o Dia da África.

Com passos sólidos rumo a uma África mais justa, a OUA tinha objetivos bem definidos: eliminação total do colonialismo e soberania dos Estados africanos; integração econômica e a cooperação política e cultural no continente; coordenação e intensificação dos esforços de cooperação para oferecer aos povos africanos melhores condições de vida; erradicação de todas as formas de colonialismo; e promoção da cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração dos Direitos Humanos.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem orgulho de celebrar com todos os países africanos esse dia memorável. Hoje, juntos celebramos 9 anos de atividade na nossa universidade, pois temos uma oportunidade de reiterar e celebrar os princípios de cooperação solidária entre os povos do Brasil e de África.

Hoje, são milhares de africanos e brasileiros irmanados nesse projeto educacional avançado e de qualidade, que vem formando cidadãos capazes de multiplicar o aprendizado e fomentar o desenvolvimento social e econômico no Brasil em cooperação com os países da CPLP, mas especialmente os PALOP’s.

Para nós, esse dia é também uma oportunidade de avançar e consolidar ainda mais esses laços de amizade e integração. Temos o orgulho de ressaltar que, pela primeira vez, contamos com a participação estratégica de dois africanos na Pró-reitoria Institucional (Pronst) e na Pro-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex). Estamos também ampliando a cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s), também conhecidos como África Lusófona. E, claro, a cada ano fortalecemos essa parceria com o ingresso novos estudantes africanos na Unilab.

Por fim, gostaria de parabenizar a Associação de Estudantes e Amigos da África (ASEA) do Ceará com todo o seu esforço de promover atividades virtuais e dos Malês que, mesmo diante dos sérios desafios causados pelo Covid-19, inicia hoje, em São Francisco do Conde, a sétima edição da Semana da África na Bahia. Com o tema: “África e Diáspora: Pensando na Consolidação da Paz na Perspectiva Africana” esse evento é mais uma prova inconteste de que o Brasil e essas nações africanas continuarão irmanadas na missão de construir um mundo de paz e prosperidade. Somando tudo isso, parabenizamos toda a comunidade discente africana do Ceará e da Bahia que juntos somos a UNILAB.