Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

3ª Edição das Monitorias Online do PETHL começa nesta terça-feira (26)

Data de publicação  26/05/2020, 13:50
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Tendo em vista o atual contexto de pandemia da Covid-19, o Programa de Educação Tutorial de Humanidades e Letras da Unilab (PETHL), buscando colaborar com os estudantes da universidade em processo de escrita de TCCs, oferece mais uma edição das Monitorias On-line.

As atividades on-line deste mês ocorrerão de 26 a 29 de maio, sempre das 14h às 17h, pela plataforma Discord. Para participar, acesse o site do PETHL e se inscreva.

O objetivo principal é ajudar os colegas que estão nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de cursos 1, 2 e 3. Nesse sentido, o PETHL busca contribuir com dicas e correções que colaborem com os trabalhos monitorados.

As monitorias ocorrem quinzenalmente, em dias e horários específicos. Inicialmente, serão atendidas as áreas de Humanidades e Letras, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.

Sobre o PETHL

A proposta da formação de grupo “PET respeito à diversidade cultural: o papel da lógica e da retórica na constituição do eu cidadão”, locada na Área de Humanidade e Letras da Unilab, tem como objetivo fortalecer as práticas interdisciplinares focadas na tríade ensino-pesquisa-extensão, envolvendo os alunos, docentes e comunidade. A proposta prevê a formação do aluno para o exercício da cidadania, o que exige o desenvolvimento das competências lógica e retórica. A lógica aqui é entendida como investigação acerca do modo pelo qual o pensamento ocorre na mente humana e em linguagem natural. Embutir nossos pensamentos e crenças em argumentos que os justifiquem constitui um exercício de cuidado com o “outro”, uma vez que estamos oferecendo a ele subsídios para que “aceite”, “rejeite”, “reformule”, “comente”, “colabore” com aquilo que acreditamos, o que é necessário para que as pessoas coletivamente se reconheçam como membros de uma sociedade que constitui uma construção global. Por sua vez, a competência retórica concerne à capacidade de gerenciar e superar conflitos, construindo normas negociadas de convivialidade, o que é indispensável às situações de interdependências internacionais.

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