Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Semana de África será realizada, de 25 a 29 de maio, com o auxílio dos meios virtuais

Data de publicação  26/05/2020, 16:30
Postagem Atualizada há 4 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Associação de Estudantes Africanos e Amigos de África (ASEA), em parcerias com coletivos e grupos de pesquisas e extensão da Unilab e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), realiza no Campus dos Males, em São Francisco do Conde/Ba, de 25 a 29 de maio de 2020, a VII Semana da África na Bahia.  O tema deste ano é  “África e Diáspora: pensando na consolidação da paz na perspectiva africana”

“Neste ano o evento conta com o apoio e a participação da Universidade de CaboVerde/Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes representada pela Profa. Eufémia Vicente Rocha, Grupo de Pesquisa e Extensão NYAMBA representado pela Pra. Dra. Zelinda dos Santos Barros, PIBID/Sociologia (UNILAB), Grupo de Pesquisa TUMOXI FIRKIDJA coordenado pela Profa. Dra. Rutte Tavares Cardoso Andrade (UNILAB), Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática (GIEPEm) coordenada pela Profa. Dra. Eliane Costa Santos, Núcleo de promoção da Igualdade Racial (NPIR), Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global, coordenado pelo Prof. Dr. Bas’Ilele Malomalo (Unilab), e a UNEB/ Campus XIV, através do programa de pós-graduação em MPED – Mestrado Profissional em Educação e Diversidade com o Grupo de Pesquisa em Formação, Experiência e Linguagens”, explica a organização.

Em função da pandemia do novo coronavírus, e em cumprimento das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a semana será realizada através das mídias sociais: @Instagram – aseaunilabmales e facebook asea contando com outras mídias e plataformas alternativas, no caso de Zoom, Meet, Hangouts, etc.

Mesmo à distância, o publico vai ter acesso a intensa e uma rica programação, por meio de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e muito mais, confira:

PROGRAMAÇÃO

25/05/2020

Conferência de abertura

Lives

10h às 10h30 – Palavras de boas-vindas do presidente da comissão organizadora

11hs às 12hs

Conferência

“África e Diáspora: pensando na consolidação da paz na perspectiva africana” Conferencista – Eufémia Vicente Rocha (Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde onde é docente afeta à Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais e do Centro de Investigação e Formação em Género e Família).

Mediação: Israel Mawete Ngola Manuel (ASEA – São Francisco do Conde/BA)

Espaço cultural – 14hs às 15hs

16hs às 17hs

Conferência

“A pandemia do Covid–19 em África e na América”

Conferencista – Prof. Dr. Joseph Achille Mbembe – Camarões/Paris (a confirmar) Mediação: Pansau Tamba

Espaço cultural – 18hs às 19hs

Palestras – 20hs às 22hs

26/05/2020

Live

DIÁLOGOS LATITUDES AFRICANAS/UNILAB

10h-12h30

“África no contexto de pandemia e pós pandemia: que lições a tirar para a consolidação da paz”

Palestrantes: Detoubab Ndiaye (Jornalista, doutor em sociologia, docente da UNEB, Brasil/Senegal), Eurídice Monteiro (Socio-politóloga, doutorada pela Universidade de Coimbra, Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Professora de Ciência Política na Universidade de Cabo Verde) e Michel Feaugain (Doutor em civilização da Espanha contemporânea. Professor-pesquisador e Chefe do Departamento LEA (Foreign Languages Applied) da Universidade Católica de Lille. França/Camarões).

Mediação: Tamilton Teixeira (Sociólogo, Mestrando no ISCTE em Sociologia, Portugal/Guiné Bissau).

ESPAÇO TUMOXI AFRIKADJA

13hs às 14h30

Diálogos encruzilhados: Estados Africanos, Mulheres Africanas e Resistência na atual conjuntura.

Palestrantes: Prof. Dr. e Investigador Odair Barros Varela (UNI-CV) /Cabo – Verde), Profa. Dra. Florita Cunhanga António Telo (Universidade Jean Piaget – Benguela/Angola) e Prof. Dr. Elias Alfama, docente e pesquisador caboverdiano (CEAO-UFBA/Brasil) Mediação: Profa. Dra. Rutte Faizah (UNILAB).

DIALÓGOS LATITUDES AFRICANAS/UNILAB

15h às 17h30

Falando de Nós – Bate Papo e Saura de Poesia-Música: Artes de viver esteticamente a paz-harmonia desde a diáspora.

Convidados/as: DJ Sankofa (DJ, Gana), Naetrem Sanca (CMA/Guiné Bissau), Sábado (CMA/Guiné Bissau), Mikael Simões (AEGU/ GM Real Power/Guiné Bissau), Ndunduzo Siba (Cantora/África do Sul), Thon Nascìmêmtos (Músico/Brasil), Lauro José Cardoso (Poeta/São Tomé e Príncipe); Filipe Buba (Músico, Poeta/Guiné Bissau)

Mediação: Bas´Ilele Malomalo (RDC); Isabel Santos (Brasil)

18h-20h30

Ciência, ativismo, política e consolidação da paz na África e sua diásporas durante e pós-pandemia.

Palestrantes: Alan Alves-Brito (Doutor em Ciências, Astrofísica Estelar, pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Professor da UFRGS/Brasil) Bárbara Carine Soares Pinheiro (Doutora em Ensino de Química pela UFBA. Hoje é membro do Professora do Programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Brasil) Rita Helena Barret (Mulher, preta, lésbica, Medica de Família e Comunidade e Mestre em Atenção Primária à Saúde pela UFRJ e Doutoranda em Saúde Pública pela ENSP FIOCRUZ) Saddo Ag Almouloud (Doutor em Matemática Aplicada na Universidade mathematiques et de Rennes – França. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Fundação Santo André. Mali/PUC-SP).

Mediação: Farã Vaz (Sociólogo/Guiné Bissau)

ESPAÇO CULTURAL ASEA – São Francisco Conde

20h30 às 22h.

27/05/2020

DIÁLOGOS LATITUDES AFRICANAS/UNILAB

10h  às 12h30

Ciência, bioética e economia política na consolidação da paz na África e suas diásporas durante e pós-pandemia

Palestrantes: Denize Ornellas de Oliveira (Médica de Família e Comunidade e Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP) Francisco Patrício Esteves (Economista, Doutor em História Social pela UFRJ. Atualmente é Professor Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências/ISPTEC em Angola) Wanderson Flor do Nascimento (Doutor em bioética. Professor de filosofia e bioética da Universidade de Brasília (UnB), Pesquisa filosofias africanas, saúde da população negra e tradições brasileiras de matrizes africanas. Filósofo, Brasil/UNB)

Mediação: Bas´Ilele Malomalo (UNILAB/RDC)

ESPAÇO TUMOXI AFRIKADJA

14h às 15h30

Subjetividades Pretas, Racismo institucional e autocuidado.

Participantes: Maíne Alves Prates, Psicóloga (PUCRS), poeta, trabalhadora da assistência social. Mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Integrante do grupo Pretambor, coletivo de mulheres negras e indígenas de Porto Alegre. Marlete Oliveira – filha de Leonice Oliveira Mulher negra em poesia e lança Terapeuta Ocupacional Especialista em Saúde Mental Coletiva- UFRGS Mestranda em Psicologia Social – UFRGS Tutora do núcleo de Terapia Ocupacional na Residência Multiprofissional UFRGS Apoiadora Institucional no Projeto Promoção da Equidade Étnico-racial no SUS – Porto Alegre-UFRGS Faz parte da associação Maria da Glória Faz parte do Grupo Dona Ivone Lara: Estudos e pesquisas em Terapia Ocupacional e População Negra Faz parte do Grupo Harambee/UFRGS Grupo de estudos e Pesquisa em Saúde da População Negra Pesquisa e atua nas temáticas sobre mulheres negras, trabalhadoras domésticas, juventudes negras, efeitos psíquicos e cognitivos do racismo, autoamor e autocuidado e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Tiago Rodrigues da Costa, Graduado em Letras pela Faculdade Cenecista de Osório, Graduando em Psicologia pela UFRGS e Mestrando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

Mediação: Zara Josefa Mendes (graduanda/Unilab)

DIALÓGOS LATITUDES AFRICANAS/UNILAB

18h às 20h30

Mesa

Pensar uma cultura de paz e os direitos humanos desde a África e suas diásporas

 Palestrantes: Prof. Dr. Alfa Oumar Diallo (Diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados. Advogado desde 1997), Mestra Mwewa Lumbwe (Doutoranda em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (2018), Bolsista CAPES. É Embaixadora Universal da Paz (desde 2016), Profa. Dra. Karine de Souza Silva e Mestra Peti Mama (Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará – UFPA).

Mediação: Naentrem Sanca ESPAÇO TUMOXI AFRIKADJA

Palestra

21hs às 22hs

ANGOLA EM TEMPOS DA PANDEMIA COVID 19: a memória de resistência e desafios das políticas públicas.

Palestrante: Dumilde Virgílio Artur (graduando em BIH/Unilab).

 Mediação: Panzo Bartolomeu (comunicação/ASEA)

28/05/20

10h30 às 11h30

MINICURSO

Participação de Afro-brasileiras e Africanas para pesquisa científica sobre Tecnologias Digitais

Ofertante: -Grupo de Pesquisa Nyemba (Profa. Dra. Zelinda dos Santos Barros – Unilab) as inscrições devem ser feitas com antecedência através do site oficial do evento ou por e-mail – asea.saofrancisco@gmail.com conta carga horária com direito a certificado.

12h às 14h30

Eixo 2 – Papel da educação na descolonização e consolidação da Paz em África.

Coordenação: Profa. Dra. Eliane Costa Santos (UNILAB)

20 minutos de fala

Painelistas/Temas: Natália Ernesto Ca (guineense, graduada em Pedagogia/ Unilab)

EDUCAÇÃO CORANICA, A QUEM INTERESSA? Um olhar crítico na perspectiva de erradicar a prática Talibe na África Ocidental.

Alexandrino Monteiro Lopes (caboverdiano, Mestrando Unilab/ Redenção).

AFROCENTRICIDADE: A epistemologia dos subalternizados, como mecanismo emancipatório para estabelecimento de Paz no Continente Africano.

Elia Maria Leandro Uangna (guineense Graduada em pedagogia/Unilab)

PRODUÇÃO DE ARROZ DA ETNIA BALANTADE GUINÉ-BISSAU: Exercício etnomatemático para Decolonialidade de Saber.

Yourssany Raposo Lopes Correia (sãotomense graduanda em Pedagogia)

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA AFROCENTRADA NA SUPERAÇÃO DOS MODELOS EDUCACIONAIS EUROCÊNTRICO SÃO-TOMENSE.

Prof. Dr. Jorge Veloso (angolano, Diretor da Escola Superior Pedagógica/Kwanza Norte)

SONA, PATRIMÔNIO IMATERIAL: UMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA.

MINICURSO

15hs às 17hs

Ciências Sociais Afrocentrada para a Libertação na África e suas Diásporas

Ofertante: Profa. Dra. Rutte Faizah

ESPAÇO CULTURAL

18h às 20hs

29/05/2020

ESPAÇO FEL/UNEB – DIÁLOGOS DESDE O SUL

Palestras:

11hs às 12hs

Afrocentrismo como estratégia política antirracista

Escritor Juan Montaño (Equador)

Mediação: Paulo Junior (Mestre em Educação e Diversidade – UNEB /Brasil)

 

12h30 às 13h30

Universidade e ações afirmativas: outros caminhos para a sociedade pós-covid.

Prof.ª Amélia Maraux (Pró-Reitora de Ações Afirmativas da Uneb e articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas / Brasil)

Mediação: Débora Ferraz (Mestranda em Educação e Diversidade – UNEB /Brasil)

 

14h às 15h

Repensando a ancestralidade e a Diáspora em contexto de conflitos existenciais Ph.D. Edizon Léon Castro (Equador)

Mediação: Fabiana Gelard (Mestranda em Educação e Diversidade -UNEB /Brasil)

Conferência de encerramento

17h às 18h

Diáspora africana e enfrentamento do covid-19: que perspectivas para 2021? Miguel de Barros (Sociólogo e pesquisador/Guiné Bissau)

Mediação: Naentrem Sanca (Mestranda em Relações Internacionais/Guiné Bissau)

18h30 às 19h30

Palestra: Comunidades quilombolas do Brasil: a luta entre reconhecimento e redistribuição

Palestrante: – Israel Mawete Ngola Manuel (graduado em humanidades e licenciando/UNILAB – Bahia).

ESPAÇO CULTURAL (ASEA – São Francisco do Conde)

19h30 às 22hs

ÁFRICA HOJE: gira disco – músicas contemporâneas africanas o seu contexto cultural e social

Apresentação: na voz de Thiago Vilinga

Categorias