Abertas as inscrições para curso voltado à disseminação da Inovação Tecnológica na Unilab

Data de publicação  01/06/2020, 06:00

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e em parceria com o Instituto de Educação a Distância, ofertarão, durante os meses de Junho, Julho e Agosto, dois cursos voltados à disseminação da Inovação Tecnológica na Unilab, abertos à toda comunidade acadêmica, na modalidade a distância. Cada curso, com 60ha, pode ser integralizado como horas em atividades complementares.

O primeiro curso, intitulado “Inovação na Universidade”, tem por intuito apresentar o que é a inovação tecnológica, suas vertentes, e suas formas de implantação, sedimentação e ampliação na Universidade. O segundo, intitulado “Propriedade Intelectual”, por sua vez, tem a finalidade de informar sobre o registro de propriedades intelectuais, tais como marcas, patentes, licenças comerciais etc.

Quaisquer membros da comunidade acadêmica podem se inscrever no curso Inovação na Universidade, através deste LINK . Já a inscrição para o segundo curso, que é de propriedade intelectual, ocorrerá num momento posterior.

As inscrições seguem abertas até o dia 12 de junho e o curso ocorrerá entre 15 de junho e 15 de julho.

Os cursos serão ministrados por um corpo de docentes e técnicos da Unilab com comprovada expertise em inovação tecnológica e transferência de tecnologia. Eles são:

Prof. Dr. Allberson Bruno de Oliveira Dantas – Instituto de Educação a Distância (IEAD)/Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Prof. Dr. Aluísio Marques da Fonseca – Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN)

Prof. Dr. Antônio Manoel Ribeiro de Almeida – Diretor do Instituto de Educação a Distância (IEAD)

Prof. Dr. Antônio Carlos da Silva Barros – Instituto de Educação a Distância (IEAD)

Prof. Dr. Francisco Olimpio Moura Carneiro – Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS)/Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Prof. Dr. Joserlene Lima Pinheiro – Técnico em Assuntos Educacionais na Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG)

A importância da Inovação tecnológica para a universidade

A universidade desempenha um papel significativo no desenvolvimento econômico, social e político de uma sociedade. Portanto, investir na área é uma forma de incentivar avanços em uma esfera que ultrapassa os limites das salas de aula. A inovação tecnológica, sem dúvidas, é um dos pilares para o desenvolvimento de pesquisas e facilidade de acesso ao conhecimento.

Como foi dito, os investimentos em inovações no ambiente universitário e de pesquisas acadêmicas passou por um crescimento significativo nos últimos 15 anos. A política que estabeleceu algumas mudanças foi a lei da Inovação Tecnológica, nº 10.973, em vigor desde 2 de dezembro de 2004.

A legislação, conhecida também como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi redigida com o objetivo de incentivar a ocorrência de parcerias entre universidades, o setor público e privado. Antes da lei, o relacionamento entre o ambiente universitário e setores produtivos era mais difícil devido, principalmente, às aplicações de Direito Administrativo.

A relação também tem como foco auxiliar na conversão e adaptação de pesquisas para produtos e serviços para serem inseridos no mercado e influenciam positivamente na vida social.

De acordo com os dados da Insead, escola européia de administração e negócios, entre os anos de 2011 e 2017, o Brasil desceu 22 posições no Ranking Mundial de Inovação. O fato preocupa, pois o incentivo à pesquisa e subsídios para que estudos saiam das universidades e auxiliem a sociedade como um todo estão longe de serem suficientes.

Desta maneira, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab (NIT), visa, através dos cursos supracitados e outras iniciativas do plano de trabalho para os anos de 2020 e 2021, inserir a Unilab no cenário Brasileiro da produção e transferência de tecnologia inovadora.