Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

“Dialogando na Escola” promove primeiro encontro digital com apoio das escolas públicas da Região do Maciço de Baturité/CE, dia 11

Data de publicação  05/06/2020, 09:36
Postagem Atualizada há 4 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinar, coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Eduardo Machado, realizará sua primeira atividade online: “Dialogando na Escola”, na próxima quinta-feira (11), a partir das 15h, por web conferência.

Com a temática “O que é democracia? O que é fascismo? ”, o Dialogando na Escola conta com as convidadas: Elissânia Oliveira, professora da rede de ensino do Estado do Ceará e orientadora do Grupo Negragem e mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Gabriela Falcão, jornalista doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal; e Lany Maria, integrante do grupo de teatro Negragem, sob a mediação do discente do Curso de Sociologia da Unilab, Nelsio Gomes Correia.

Sobre o Dialogando na Escola

O Dialogando na Escola efetiva parceria entre a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS – Regional Maciço de Baturité), as escolas públicas na Região do Maciço de Baturité, no Ceará, o Grupo Trajetos: trajetórias, juventudes e educação, coordenado pela professora Joana Elisa Röwer e o Grupo Diálogos Urbanos.

Na primeira edição contamos com a parceria da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Salomão Alves de Moura e da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra, Professora Estelany Silveira Soares e Professor Antoniel Vidal, ambos egressos do Curso de Sociologia da Unilab e grupo de alunos.

A partir desta atividade, promoveremos um Ciclo de debates abordando temas relevantes à educação e à conjuntura atual, fortalecendo o ensino de humanidades, e particularmente de sociologia, buscando formas inovadoras de ensino e aprendizagem e fortalecendo as relações entre professores e alunos da Unilab e das escolas de educação básica, no contexto de pandemia.

O Dialogando na Escola será realizado no formato de web conferência, com a participação dos estudantes e professores das escolas, convidados, mediadores e parceiros envolvidos. A cada edição, estimulamos que os/as estudantes efetuem uma produção, agregando ideias e questões significativas identificadas e conhecimento gerados a partir de pesquisas efetivadas. A produção poderá assumir a forma de desenhos, poesias, canções, vídeos, redações, coreografias, esquetes teatrais, podcasts, dentre outros formatos, expressando as leituras, percepções e sentimentos dos alunos sobre os temas.

Sobre o “Diálogos Urbanos”

O Grupo de Pesquisa e Extensão Diálogos Urbanos da Unilab tem como objetivo principal fortalecer as lutas e as ações pelo direito à cidade. Para isso, faz uso de cursos, ciclos de debates, seminários, pesquisas, visitas técnicas e assessorias.

O trabalho desenvolvido tem também o intuito de estimular reflexões e práticas em torno da segurança pública, da cultura, da educação e da igualdade de gênero. O grupo busca, ainda, promover interlocuções e articulações entre agentes dentro e fora da universidade, em torno dos vários temas e abordagens trabalhadas.

Outras informações no e-mail: (dialogos@unilab.edu.br).

Confira os canais digitais do grupo no Facebook e no Instagram.

Categorias