“Dialogando na Escola” promove primeiro encontro digital com apoio das escolas públicas da Região do Maciço de Baturité/CE, dia 11

Data de publicação  05/06/2020, 09:36

O Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinar, coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Eduardo Machado, realizará sua primeira atividade online: “Dialogando na Escola”, na próxima quinta-feira (11), a partir das 15h, por web conferência.

Com a temática “O que é democracia? O que é fascismo? ”, o Dialogando na Escola conta com as convidadas: Elissânia Oliveira, professora da rede de ensino do Estado do Ceará e orientadora do Grupo Negragem e mestranda em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Gabriela Falcão, jornalista doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal; e Lany Maria, integrante do grupo de teatro Negragem, sob a mediação do discente do Curso de Sociologia da Unilab, Nelsio Gomes Correia.

Sobre o Dialogando na Escola

O Dialogando na Escola efetiva parceria entre a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS – Regional Maciço de Baturité), as escolas públicas na Região do Maciço de Baturité, no Ceará, o Grupo Trajetos: trajetórias, juventudes e educação, coordenado pela professora Joana Elisa Röwer e o Grupo Diálogos Urbanos.

Na primeira edição contamos com a parceria da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Salomão Alves de Moura e da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra, Professora Estelany Silveira Soares e Professor Antoniel Vidal, ambos egressos do Curso de Sociologia da Unilab e grupo de alunos.

A partir desta atividade, promoveremos um Ciclo de debates abordando temas relevantes à educação e à conjuntura atual, fortalecendo o ensino de humanidades, e particularmente de sociologia, buscando formas inovadoras de ensino e aprendizagem e fortalecendo as relações entre professores e alunos da Unilab e das escolas de educação básica, no contexto de pandemia.

O Dialogando na Escola será realizado no formato de web conferência, com a participação dos estudantes e professores das escolas, convidados, mediadores e parceiros envolvidos. A cada edição, estimulamos que os/as estudantes efetuem uma produção, agregando ideias e questões significativas identificadas e conhecimento gerados a partir de pesquisas efetivadas. A produção poderá assumir a forma de desenhos, poesias, canções, vídeos, redações, coreografias, esquetes teatrais, podcasts, dentre outros formatos, expressando as leituras, percepções e sentimentos dos alunos sobre os temas.

Sobre o “Diálogos Urbanos”

O Grupo de Pesquisa e Extensão Diálogos Urbanos da Unilab tem como objetivo principal fortalecer as lutas e as ações pelo direito à cidade. Para isso, faz uso de cursos, ciclos de debates, seminários, pesquisas, visitas técnicas e assessorias.

O trabalho desenvolvido tem também o intuito de estimular reflexões e práticas em torno da segurança pública, da cultura, da educação e da igualdade de gênero. O grupo busca, ainda, promover interlocuções e articulações entre agentes dentro e fora da universidade, em torno dos vários temas e abordagens trabalhadas.

Outras informações no e-mail: (dialogos@unilab.edu.br).

Confira os canais digitais do grupo no Facebook e no Instagram.