Live aborda Base Nacional Comum Curricular e a Educação de Jovens e Adultos

Data de publicação  22/06/2020, 13:48

Na próxima quinta-feira (25), às 19 horas, o Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (Gepilis) realiza live com o tema “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): na contramão da Educação Popular”. Acompanhe no canal do YouTube do grupo.

O evento conta com a convidada Marlene Silva – professora da rede estadual e membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (Fórum EJA/BA), mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Uneb – e com a mediação de Cristina da Silva, mestra em EJA e professora da Rede Municipal de Irará/Gepilis.

A live abordará as questões sobre a BNCC como política pública de educação nacional, sua estrutura, lógica e intencionalidade. De igual modo, serão postos em foco a EJA e os ideários da Educação Popular como estratégias de enfrentamentos à pedagogia proposta pela Base Nacional Comum Curricular.

Sobre o Gepilis

O Grupo de Estudos, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (Gepilis) desenvolve atividades de investigações científicas nas áreas de(as) linguagem(ns) e sociedade. A proposta do grupo é a de abordar a linguagem como um lugar de práticas socioculturais, ou seja, por meio de uma perspectiva inter(trasn)disciplinar, concebemos a linguagem como uma possibilidade abrangente, tradutora de culturas e de identidades. São, portanto, áreas de interesse do grupo em suas ações de pesquisa e de extensão: linguagens, culturas e identidades; formação de professores; ecologia de saberes; diversidade, diferença e desigualdade social; processos de ensino e de aprendizagem em uma perspectiva decolonial; políticas linguísticas; alfabetização e letramentos, entre outros.