Prograd abre 288 bolsas remuneradas para licenciandos da Unilab (Ceará e Bahia)

Data de publicação  02/07/2020, 10:24

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/Unilab), abre 288 bolsas remuneradas para licenciandos da Unilab (Ceará e Bahia), distribuídas nos programas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), com inscrições até dia 10 de julho.

Conforme Edital nº 12/2020, que seleciona estudantes para bolsa do PIBID, coordenado pelo professor Elcimar Martins, são oferecidas, ao todo, 144 vagas para estudantes de iniciação a docência como bolsistas e 36 vagas para estudantes de iniciação docência voluntários/as, que atuarão nos subprojetos descritos no Edital.

As regras constantes no Edital nº 13/2020, que busca selecionar estudantes para bolsas do PRP, coordenado pela professora Elisangela André, tem oferta de 144 vagas para estudantes residentes bolsistas e 36 vagas para estudantes residentes voluntários/as, que atuarão nos subprojetos apresentados no quadro disposto no Edital.

As vagas são concedidas pelo MEC/CAPES e terão duração máxima de 18 meses, limitada à vigência do Projeto. O valor individual previsto na Portaria Capes é de R$ 400,00.

Inscrições

As inscrições acontecem até 10 de julho, exclusivamente por Formulário Eletrônico, com links disponibilizados no Edital. A homologação das inscrições será publicada no Portal da Unilab, página da Prograd, no dia 13 (segunda-feira). Conforme cronograma, o Resultado Final sairá dia 17 de julho.

Sobre PIBID e PRP

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cuja finalidade é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Confira os editais:

– Edital Pibid nº 12/2020 – Prograd/Pibid/Capes/Unilab