Formandos do curso de Enfermagem têm colação de grau antecipada on-line

Data de publicação  03/07/2020, 17:29

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira conferiu grau a dez formandos do curso de Enfermagem nesta sexta-feira (3), em cerimônia on-line, no canal da universidade no YouTube. Os formandos solicitaram colação de grau antecipada com base na Portaria MEC nº 383, de 9 de abril de 2020, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia como ação de combate à pandemia do novo coronavírus, Covid-19.

O sentimento de gratidão, missão cumprida e novo ciclo dominou a cerimônia on-line, tão emocionante quanto as colações de grau presenciais. A oradora Antônia Ellen Medeiros escolheu falar sobre a vida e a possibilidade dos aprendizados a cada dia. “Devemos nos lembrar de cada dia e perceber que o que somos hoje é fruto de cada etapa que passamos e cada dor que sentimos. Por inúmeros motivos pessoais e coletivos, nos fortalecemos e fomos fortalecidos. Família, amigos, companheiros… Todas essas pessoas foram essenciais na construção do nosso ser profissional. Grata à Unilab por formar quem hoje eu sou”, disse.

Também oradora, Herica Menezes vislumbra os desafios vindouros e relembra a trajetória no curso. “Hoje nós conquistamos, mas, antes de conquistar, tivemos que lidar com nossas responsabilidades e com a saudade, longe de casa 70km ou 9 mil km, atravessando o oceano. Agora há um lugar nos esperando, onde vamos salvar o amor de alguém, onde seremos instrumento de Deus e uma alma humana salvando outra alma humana. Desejo sorte, paciência e discernimento”, afirmou, emocionando a todos.

O reitor da Unilab, Roque Albuquerque, enfatizou a importância da colação antecipada para que os novos profissionais possam contribuir com a sociedade neste momento pandêmico. “Não faltou disposição de nenhum dos estudantes para abraçar o desafio. Discutimos todas as maneiras de auxiliá-los e possibilitar que o curso entrasse em regime especial. Tudo isso nos encorajou a buscar mais projetos na área de Saúde e sonhamos em criar o maior centro de pesquisas em Saúde do interior. Temos essa missão e vocês são essenciais”, declarou.

Em uma metáfora muito delicada, inspirado na trajetória de Martin Luther King e em entrevista concedida por sua mãe, Alberta Williams King, o reitor lembrou que os formandos têm asas e raízes. “Vocês têm a liberdade representada pelas asas, sem restrições, e raízes. Usem da liberdade para jamais serem instrumento de opressão a outros. Vocês tem asas, alcem voos altos. As raízes são símbolo de solidez, de firmeza, e garantem o crescimento. A família e muita gente está orgulhosa de vocês; vocês não chegaram aqui do nada, foram plantados no terreno de valores. Alguém se sacrificou e muito pra que chegassem até aqui. Jamais arranquem essas raízes”, sublinhou Albuquerque.

O diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Thiago Moura, e a coordenadora do curso de Enfermagem, Patrícia Freire, foram saudados em todas as falas e aproveitaram a ocasião para agradecer o engajamento dos estudantes e da gestão da universidade para que a colação ocorresse. “Desejo a boa sorte, aquela criada por nós. Vocês trilharam a boa sorte durante o curso e serão excelentes profissionais, nos representando”, disse Patrícia Freire.

Também participaram da solenidade a vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca; a pró-reitora de Graduação, Geranilde Costa; o chefe de gabinete da Reitoria, Joaquim Torres; e a representante da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Afra Sampaio.

Público

Família, amigos, professores, técnicos assistiram à formatura e parabenizaram os novos profissionais no chat da plataforma de vídeo. “Parabéns a todos os formandos, alunos queridos!! Parabéns aos familiares e amigos! Todos têm suas participações!”, disse a professora do curso de Enfermagem Paula Marciana, enquanto Gisele Mendes destacou a felicidade de família e amigos e desejou sucesso. “Nessa nova trajetória rogo a Deus que continue a conduzir os passos de todos vocês”, disse. Clécio Dutra ressaltou ainda o momento histórico: “Uma formatura histórica na trajetória do curso de Enfermagem da Unilab. Vocês, concludentes, farão essa história”.