Unilab aprova no Consepe o Período Letivo Excepcional para a graduação e a retomada do Semestre Letivo 2020.1 para pós-graduação stricto sensu

Data de publicação  17/07/2020, 22:14

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) aprovou, nesta sexta-feira (17), após mais de seis horas de reunião, durante sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o Período Letivo Excepcional (PLEx), que terá início em 24 de agosto, com duração de oito semanas para a graduação, e a retomada do Semestre Letivo 2020.1 para a pós-graduação stricto sensu.

As minutas apresentadas partiram do grupo de trabalho de oferta de disciplinas após quase três meses de trabalho e dez reuniões. O GT foi fruto de ação do CIEC/Unilab e instituído pela Portaria Reitoria nº 206, de 20 de maio de 2020 e suas alterações, com o objetivo de construir uma proposta de retomada das atividades acadêmicas em formato remoto e/ou híbrido, sem qualquer vinculação com a modalidade Educação a Distância (EaD), de forma coletiva e participativa com todos os segmentos que integram a comunidade unilabiana, uma vez que a Gestão Superior não pretende construir documentos sem debates e que gerem dúvidas nos docentes, estudantes e Técnicos-Administrativos (TAEs), nem de forma apressada e sem ouvir a coletividade.

O desafio de produzir novas formas de continuar as atividades é imposto pelo contexto da pandemia e amparou no amplo debate de forma transparente e aberta, por isso, a proposta não veio de cima para baixo, mas dependeu da intermediação feita pelos integrantes do GT Acadêmico, os quais representaram todos os segmentos que compõem a universidade – Unilab/CE e Unilab/BA – e têm a missão de informar seus pares acerca do que estava sendo discutido e de trazer propostas relacionadas com a aprendizagem mediada por recursos tecnológicos que pudessem atender às demandas de cada curso em consonância com o processo de inclusão digital.

Daí a importância do PLEx: a Unilab terá aulas remotas e a adesão às atividades pedagógicas não presenciais é facultativa aos docentes e estudantes.

Será um tempo importante para que a comunidade acadêmica da graduação esteja em treinamento para a retomada do semestre letivo que está suspenso e todas as condições para a inclusão digital dos discentes seja efetivada, ou seja, quando todos os estudantes tiverem condições de participar – acesso à internet e equipamentos, por exemplo.

O importante é que, começando em agosto, a universidade atende os critérios das IFES que terão prioridade no recebimento dos recursos, conforme a proposta para retorno remoto das atividades acadêmicas apresentada à Andifes pela SESu e RNP.

As resoluções aprovadas estão em fase de confecção para serem publicadas e todas as dúvidas e questionamentos serem sanadas, dentre elas: Como será o calendário? Como vai funcionar o PLEx? Como será a adesão? Como fica a questão dos estágios? As aulas são síncronas ou assíncronas? As aulas ficarão gravadas? Que plataforma virtual será usada? Etc.

Durante o PLEx, os Institutos têm autonomia para oferecer, além das componentes obrigatórias, cursos, módulos, disciplinas optativas, oficinas, entre outras atividades. Será enviado um e-mail a todos os estudantes para que se manifestem sobre o interesse em aderir ao PLEx.

A medida contempla ainda os estudantes concludentes. Se estiver em condição de ser formando, entrar em contato com a Coordenação do curso indicando tal interesse para que a solicitação seja analisada e a viabilidade seja deferida, tendo em vista que todos os cuidados sanitários serão adotados pelo Protocolo de Biossegurança da Unilab, que está em construção. Dessa forma, a Coordenação terá todo o cuidado possível na oferta de disciplinas para que o discente possa concluir a graduação. Portanto, haverá colações de grau especial on-line, como ocorreu com o Curso de Enfermagem recentemente.

No caso da pós-graduação stricto sensu, a retomada do Semestre Letivo 2020.1 foi democraticamente discutida com todos os coordenadores de Curso, os quais optaram pela volta oficial, caracterizando a vontade da maioria de docentes e discentes.

Ratifica-se que as propostas aprovadas e amplamente divulgadas são exclusivamente para o contexto das medidas preventivas ao Covid-19 e têm caráter extraordinário e emergencial, não possuindo sustentação legal em contexto de normalidade sanitária.