MEC lança questionário para estudantes e docentes sobre substituições de aulas presenciais durante a Covid-19

Data de publicação  22/07/2020, 11:00

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), lançou um questionário para que estudantes e professores contem suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, devido à pandemia do Covid-19. O formulário estará disponível até 31 de julho.

Ele é destinado às comunidades acadêmicas de instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculadas ou que lecionaram no primeiro semestre de 2020, em cursos presenciais.

A iniciativa é um desdobramento da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia. Também dá seguimento à pesquisa de monitoramento prevista nas Portarias 343/2020 e 345/2020.

A ideia é “entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior”, explica o MEC.

Professor, acesse aqui o questionário.
Estudante, acesse aqui o questionário.