Colação antecipada on-line confere grau a formandos de Enfermagem e Sociologia

Data de publicação  11/08/2020, 15:32

No Dia do Estudante (11), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) legitima mais uma vez seu objetivo de ministrar ensino superior e formar recursos humanos. Nesta manhã, nove formandos do Bacharelado em Enfermagem e um de Licenciatura em Sociologia colaram grau em cerimônia antecipada on-line.

O formato digital não permitiu os calorosos abraços, como de costume, mas propiciou, por outro lado, a interação de familiares e amigos, que demonstraram carinho e orgulho dos formandos por meio de comentários na transmissão, realizada no canal da Unilab no YouTube.

“Orgulho de vocês, queridos alunos! Que Deus abençoe a todos! Desejo a todos um lindo caminho como enfermeiros”, postou a Profa. Lydia Vieira Freitas, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Os parabéns foram recorrentes durante a cerimônia e vieram de todas as partes, incluindo uma vovó de formando, que marcou presença na transmissão da solenidade. Outro comentário veio de Suzana Cristina, que acompanhava a transmissão. “Vocês serão recompensados. Emocionada com o momento. #FORÇA, #FOCO, #FÉ”, parabenizou. Mensagens orgulhosas também foram direcionadas a Umaro Bassem, novo licenciado em Sociologia.

Thaís Fernanda Pereira, oradora da turma

Visivelmente emocionada, a formanda Thaís Fernanda Pereira destacou que, apesar do formato, o significado da cerimônia continua o mesmo. “Foram cinco anos de caminhada. A Unilab se tornou a nossa segunda casa, onde crescemos e evoluímos, onde firmamos laços e fomos nos moldando com o passar dos anos. Somos pessoas completamento diferentes, mas com uma história em comum: a Enfermagem nos uniu”, acrescentou a também oradora da turma. “Um enfermeiro sempre terá histórias para contar. Ele é guardião e seu dever é zelar pela vida, pelo amor de alguém, mesmo muitas vezes colocando a sua em risco. Escolhemos ser enfermeiros. Somos nós que estamos presentes desde o nascimento até a partida”, declarou Thaís Fernanda.

O concludente Umaro Bassem agradeceu ao Estado brasileiro pela oportunidade de estudar em uma universidade pública federal. Ele, que veio de Guiné-Bissau, ressaltou a coragem e o incentivo da família nesse processo. “Gostaria de agradecer a todos os professores de Sociologia e do Bacharelado em Humanidades, que me ensinaram durante esses cinco anos no Brasil, para poder dar minha contribuição à sociedade”, completou Umaro.

Umaro Bassem, concludente de Sociologia

“Nunca seja limitado pela imaginação limitada das outras pessoas”. Com estas palavras da primeira mulher negra astronauta, Mae Jemison, o reitor pro tempore da Unilab, Roque Albuquerque, dirigiu-se aos formandos. “A célebre frase de Mae cativa e nos lança para além dos limites que impomos, às vezes, a nós mesmos”, destacou o professor. Para Roque, a Unilab tem sua importância marcada pelo perfil de quem a compõe. “Vocês são verdadeiros heróis da vida real. A Unilab é uma fábrica de sonhos, para brasileiros e estrangeiros. […] Vocês fazem parte, agora, de um grupo seleto de mais de 4 mil alunos, nacionais e internacionais, concludentes que conseguiram terminar uma vida inteira dedicada”, acrescentou o reitor.

O clima de festividade também esteve presente na fala acolhedora da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Patrícia Freire. “Eu me sinto honrada de ter sido professora destes estudantes. Quero registrar que eu não tenho dúvida de que esse é o início de uma jornada vitoriosa”, desejou a docente.

Em meio a falas de gratidão, alguns concludentes optaram por breves declarações. Entre eles, o agora enfermeiro Glauciano de Oliveira dedicou sua mensagem de missão cumprida. “Quero agradecer à minha família, que hoje acaba de ganhar um enfermeiro”.

Participaram da cerimônia virtual, além do reitor Roque Albuquerque e da coordenadora Patrícia Freire, a vice-reitora pro tempore, Cláudia Carioca; a pró-reitora de Graduação, Geranilde Costa e Silva; a diretora em exercício do ICS, Profa. Érica Helena Sales; o coordenador do curso de Licenciatura em Sociologia, Prof. Francisco Vasconcelos; a representante da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico, Afra Sampaio Gomes; e o chefe de gabinete, Prof. Joaquim Torres.