Maternidade em tempos de isolamento social é tema de live da Proex

Data de publicação  11/08/2020, 15:16

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) realiza, nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, live com o tema “Maternidade em Tempos de Isolamento Social & Retalhos de Alda”.

A atividade terá início às 17h, na página da Proex no Facebook.

A atividade faz parte das ações culturais e artísticas que foram selecionadas no Projeto de Extensão Fomento às Atividades de Arte e Cultura em Resposta e Enfrentamento ao Coronavírus/Covid-19 e que fazem parte da vasta programação em comemoração aos 10 anos da Unilab.

Nesta live teremos o diálogo entre as linguagens fotografia, audiovisual  e ensaio,  dando voz às mulheres em suas várias frentes de enfrentamento da pandemia e do isolamento social.

As autoras das obras são Ana Cássia, Michely Peres e Maria Alda, que compartilham suas obras e processo criativos das mesmas  e o impacto da Covid-19 na forma de fazer arte e cultura em tempos pandêmicos. A mediação ficará a cargo do Professor, Eduardo Machado.

Sobre as obras:

Produção em Artes Visuais

Título: Retalhos de Alda

Autora: Ana Cássia Alves

Técnica: Bordado sobre retalhos, com tecido cru e giz de cera.

Dimensões: 38cm x 28cm

Data: 2020

Representação da obra para autora: A proposta deste trabalho é fazer uma demonstração do respeito e admiração que tenho por minha tia, mas também as avós, mães, tias… uma imensidão de mulheres que seguem trabalhando nos tempode da pandemia e que muitas delas viram o seus ofício, ou não, uma forma de proteger outras pessoas. A partir da arte têxtil, unindo bordado, retalhos e giz de cera, desenvolvi uma peça que expresse o que estamos vivendo nesse momento, reconhecendo as nossas novas possibilidades de superação. Não somos mais capazes de ver o sorriso através das máscaras, mas os olhos também sorriem.

Produção em Audiovisual

Link: https://vimeo.com/user108153681/resiliencia

Gênero: Docficção

Direção, Roteiro e Edição: Ana Cássia Alves

Duração: 1’48

Ano: 2020

País: Brasil        Local de Produção: Santa Inês (MA)

Cor: Colorido   Classificação: Livre

Produção Ensaio

Título: Maternidade em tempos de isolamento social

Data: 2020

Sinopse: Ensaio sociológico sobre Maternidade em tempos de isolamento social. Autoras: Michely Andrade e Alda Sousa.

Produção Ensaio Fotográfico

Título: Maternidade em tempos de isolamento social

Data: 2020

Sinopse: fotografias sobre maternidade em tempos de quarentena, com palavras/recados penduradas em um móbile de fitas que fiz para minha filha.

Autoria: Alda Sousa.