Nit/Unilab abre prazo de inscrições para Curso sobre Propriedade Intelectual, até dia 31

Data de publicação  21/08/2020, 14:00

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg/Unilab), em parceria com o Instituto de Educação a Distância (IEAD), abre prazo de inscrições, de 15 a 31 de agosto, para o Curso sobre Propriedade Intelectual, na modalidade à distância.

Inscrições

Os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico, até dia 31 de agosto de 2020.

Sobre o curso

O curso visa capacitar os participantes no registro de propriedades intelectuais, tais como marcas, patentes, programas de computador e outros assuntos. Será disponibilizado a toda comunidade acadêmica da Unilab. A partir do dia 15 de Setembro até o mês de Outubro, as aulas serão ministradas, totalizando a carga horária de 60 ha. Esta poderá ser utilizada como horas complementares por alunos em seus cursos. O curso será ministrado e coordenado por um corpo de docentes e técnicos da Unilab.

A Importância do Registro de Propriedade Intelectual para a Universidade

As Universidades Públicas detêm praticamente o monopólio da pesquisa no Brasil. São, por conseguinte, o maior potencial inovador. Nesse sentido, faz-se necessário uma ampla divulgação quanto à importância da proteção da propriedade intelectual, fruto do resultado da pesquisa nessas instituições, como bem público. O uso adequado da propriedade intelectual pode não só gerar benefícios econômicos às Universidades Públicas, permitindo a realização de uma pesquisa sustentável, como também poderá se constituir num importante instrumento para o desenvolvimento econômico e tecnológico nacional. Além destas, destacamos as vantagens do registro de propriedades intelectuais para os pesquisadores e alunos, ao passo que registros de propriedades intelectuais dão visibilidade às pesquisas realizadas, contam pontos em regimes de progressão de carreira e até pontuações em concursos públicos.

Sobre o NIT Unilab

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi criado em 10 de dezembro de 2013, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O NIT tem como principal função coordenar as atividades de proteção dos direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia gerada pelos membros do corpo docente, discente, técnico-administrativo, estagiários, bolsistas e voluntários, no âmbito da Unilab.

Outras informações, pelo email: (nit@unilab.edu.br).