Programa de Bolsa Monitoria (PBM) oferta 65 bolsas e 26 vagas de monitoria voluntária

Data de publicação  21/08/2020, 16:24

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Prograd/Unilab) lançou o edital nº 019/2020 para seleção de monitores, com o objetivo de desenvolver atividades acadêmicas de incentivo à docência, referentes ao conjunto de disciplinas ofertadas durante o Período Letivo Excepcional (PLEx).

São 65 bolsas (no valor de R$ 400,00) e 26 vagas de monitoria voluntária. As inscrições ocorrem de 21 a 24 de agosto, por meio do preenchimento de Formulário Eletrônico disponível até às 23h59min do dia 24 de agosto no site do Programa de Bolsa de Monitoria (PBM).

Podem se inscrever estudantes matriculados no Período Letivo Excepcional (PLEx), que, comprovadamente, tenham cursado a disciplina, ou disciplina equivalente, da vaga de monitoria, e tenham sido aprovados com média igual ou superior a 7,0.

O estudante selecionado como monitor estará vinculado às atividades de monitoria da disciplina para o qual foi selecionado pelo prazo de 1º de setembro a 30 de outubro de 2020, considerando a organização acadêmica e o Calendário Acadêmico do PLEx.

As atividades de monitoria acadêmica devem totalizar o mínimo de 12 horas semanais, distribuídas a critério do professor orientador da disciplina. As atividades desenvolvidas pelo monitor serão definidas no Plano de Atividades de Monitoria, elaborado pelo professor orientador da disciplina, e entregue à Prograd.

Sobre o Programa de Bolsa de Monitoria (PBM)

O PBM está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com os cursos de graduação, e tem como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo maior interação entre discentes monitores, discentes matriculados nas disciplinas e docentes ministrantes das disciplinas-objeto do Programa.

A monitoria é uma experiência pedagógica oferecida ao estudante regularmente matriculado no curso de graduação, compreendendo atribuições auxiliares relativas às atividades acadêmicas associadas a componentes curriculares, sob a supervisão de um professor orientador.

O PBM busca integrar a monitoria ao processo formativo, despertando o interesse do estudante pela carreira acadêmica e docente. O programa agrega-se às ações institucionais da Unilab que buscam fortalecer a permanência dos estudantes regularmente matriculados na universidade.