Núcleo de Línguas será apresentado nesta sexta-feira (4)

Data de publicação  31/08/2020, 16:20

No próximo dia 4 o Núcleo de Línguas (NucLi ILL) será apresentado à comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A apresentação ocorrerá no canal da universidade no YouTube, às 14 horas, e deve contar com a participação do reitor e da vice-reitora, além de outros convidados.

O Núcleo de Línguas é um órgão complementar, vinculado ao Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), aprovado pela Resolução Consuni nº 01/2020. As atividades do núcleo são ofertadas para comunidade interna e externa, têm início em 1º de setembro e incluem cursos de extensão em línguas estrangeiras, exames de proficiência em língua estrangeira e curso de formação junto à Rede Andifes IsF.

De acordo com a resolução do Conselho Universitário, o NucLi ILL se orienta “por um conjunto de diretrizes e princípios para a ascensão e consolidação do ensino de línguas adicionais, bem como para a instituição de uma política linguística que contribua com a internacionalização [da] Universidade”.

Sendo assim, a política linguística do Nucli tem como objetivos a criação de diretrizes e ações para a difusão dos saberes em diferentes línguas e culturas; a promoção do pluralismo linguístico que sirva como meio de acesso ao diálogo interinstitucional por meio de trocas, cooperações e intercâmbios nacionais e internacionais; a defesa da multiculturalidade enquanto ponte para o desenvolvimento científico e tecnológico e porta de acesso aos bens culturais.

O Nucli trabalhará em parceria e cooperação com programas de internacionalização e redes de parceria para o ensino de línguas adicionais de nível municipal, estadual, federal e internacional.