Em alusão ao Setembro Amarelo, Coase promove o III Módulo do minicurso Saúde Mental: “Gestão de crises e estratégias de enfrentamento”, nesta quarta-feira (30)

Data de publicação  28/09/2020, 10:59

O mês de setembro traz consigo a campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), chamada “Setembro Amarelo”, a qual tem o intuito de abordar o tema suicídio, buscando trazer ao debate ações de prevenção e orientações sobre esse assunto considerado, muitas vezes, estigmatizado.

Em alusão a essa campanha do “Setembro Amarelo”, a equipe da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas Estudantis (Propae/Unilab), no contexto do Projeto “+Saúde Universidade”, tem realizado momentos de diálogo, no formato do minicurso modular. O minicurso *Saúde Mental: cuidando de si, cuidando do outro*, teve início em 16 de setembro e encerra-se em 07 de outubro.

E, nesta quarta-feira (30), as 15h, na plataforma do Goolge Meet, realizará o Módulo III do minicurso Saúde Mental: cuidando de si, cuidando do outro, com o tema “Gestão de crises e estratégias de enfrentamento”, com a Psicóloga da Coase/Propae/Unilab, Renata Branco.

Participe e preencha o Formulário Eletrônico!

Falar sobre o Suicídio no Brasil e no Mundo

Conforme estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio representa, no mundo, a segunda principal causa de mortes na população mais jovem (entre 15 e 29 anos). No Brasil, o CVV calcula que cerca de 32 vidas brasileiras sejam afetadas pelo suicídio a cada dia.

Considerando esse relevante contexto, falar sobre sentimentos acerca de suicídio é fundamental. Caso você ou algum conhecido esteja em situação de sofrimento, com pensamentos e ideias relacionadas a suicídio, procure ajuda!

Falar sobre o que sentimos não nos torna mais fracos, mas sim mais atentos a nossas emoções, e pode também aliviar sensações desconfortáveis.

Sobre o CVV

O Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  e-mail.