Semana do Servidor 2020 defende a “InterAção” em tempos de isolamento social

Data de publicação  05/10/2020, 09:44

Pelo terceiro ano consecutivo e motivada pela comemoração do Dia do Servidor Público (28), a Unilab reserva o mês de Outubro para pensar as práticas e perspectivas do cotidiano de trabalho de seus colaboradores. Após levantar temas como “Integrando Identidades” (2018) e “Cuidados e Afetos” (2019), a Semana do Servidor 2020 ocorre dos dias 26 a 30 de outubro sob o título “InterAção: Tecendo Redes Colaborativas Institucionais”.

A escolha não é por acaso: a Comissão Organizadora do evento, composta por 7 servidores (dentre Técnicos-Administrativos em Educação – TAE’s, terceirizados e docentes dos campi da Bahia e do Ceará), convida toda a comunidade acadêmica à reflexão sobre uma vivência crítica e ativa do serviço público em meio ao distanciamento físico. A chamada pela “InterAção” estimula o fortalecimento de vínculos que perpassam o trabalho mediado por tecnologias da informação e da comunicação. A Comissão da Semana do Servidor 2020 defende a promoção do diálogo nas dimensões do trabalho home office em meio à interlocução com a vida privada, encarando o desafio de pensar a formação de redes colaborativas que prezem pela saúde, pela criatividade e pela produtividade dos trabalhadores da instituição.

Programação intensiva

A ocorrência de múltiplas tarefas a distância (dentre elas, o próprio expediente de trabalho) foi fator decisivo para que a Comissão Organizadora optasse por concentrar os principais encontros do evento em uma única semana, de segunda a sexta-feira. Pela primeira vez, devido ao caráter remoto das atividades, os servidores lotados na Bahia e no Ceará poderão partilhar integralmente das vivências.

Na segunda-feira (26), a palestra de abertura aborda os conceitos de “InterAção: tecendo reflexões sobre a saúde mental na contemporaneidade e sua relação com a universidade” e traz à tona as questões correlatas à saúde mental e ao trabalho remoto. Durante toda a semana, serão desenvolvidos workshops sob a condução de servidores da Unilab ou de instituições parceiras: oficinas de dança do ventre (Ceres Caroline Coelho), meditação guiada (professor Basilele Malomalo e professora Shaya Roberta Braga), podcast e Canvas (professora Larissa Nicolete), atualização do Currículo Lattes (professor Marcos Formigosa – Universidade Federal do Pará) e campeonato de xadrez (Mara Rita Duarte). As pessoas interessadas devem preencher previamente os formulários online tanto para as palestras quanto para as oficinas, a fim de receberem o link de acesso às salas.

Além dessas atividades confirmadas, existe a previsão para vivências itinerantes no decorrer do mês. A sexta-feira (30), último dia do evento, coincide com a posse de novos servidores da casa, admitidos através do concurso Edital Nº 18/2019 e Nº 19/2019.

Confira a programação completa.

Concursos culturais

Também compõem a programação da Semana do Servidor 2020 o II Concurso de Fotografia Olhares Sobre a Unilab, um Concurso de Poesia e um Campeonato de Xadrez Online.

Neste ano, o Concurso de Fotografia Olhares sobre a Unilab traz o tema “Visões do Home Office”, com a possibilidade de inscrição de até 5 trabalhos por participante, sendo que apenas um destes será acolhido para a fase de pré-seleção. A escolha do trabalho vencedor se dará por votação aberta aos colaboradores da Unilab. Servidores de todas as categorias podem se inscrever até o dia 15 de outubro e conferir a regulamentação completa no texto do Edital. Os três primeiros lugares receberão premiação em dinheiro.

O Campeonato de Xadrez ocorrerá por meio da plataforma Lichess às 11h do dia 27 de outubro. Servidores interessados podem se inscrever até 22 de outubro, observando todas as regras pré-estabelecidas no Regulamento. Este campeonato oferece premiação financeira apenas ao primeiro colocado.

Já o Concurso de Poesia traz como tema o próprio mote da Semana do Servidor 2020: “Tecendo Redes Colaborativas Institucionais”, e permite inscrições até o dia 16 de outubro, através de formulário com link disponível no texto do Edital. Três poesias serão premiadas.

Comissão Organizadora – Semana do Servidor 2020

Karla Mayara Florentino Fernandes (TAE /DAS)
Larissa Silva de Oliveira (TAE /DAS)
Mara Rita Duarte de Oliveira (Docente/ICEN)
Márcia Maria Bezerra Gomes Cabral (TAE/DAS)
Taís Helena da Silva Santos (TAE/DAS)
Tiago Campos dos Santos (TAE /Campus dos Malês)
Iazmin Lima Abreu (Terceirizada/Secom)

A Semana do Servidor 2020 na Unilab também conta com apoio do Programa de Extensão Latitudes Africanas e do Laboratório Virtual de Formação de Professores (Labovir).

CONTEÚDO RELACIONADO