I Encontro Virtual de Projetos Integradores de Química IV abre inscrições

Data de publicação  13/10/2020, 08:33

De 20 a 22 de outubro, no Youtube, sempre das 17h às 19h, acontecerá o I Encontro Virtual de Projetos Integradores de Química IV: As vertentes da Química em perspectivas pós-pandemia (I ENVIQUI 2020), com palestras de temáticas diversificadas entre: Química, Meio Ambiente, Ensino e Tecnologias.

Os interessados deverão acessar o site do evento – EVDQ 2020 até 19 de outubro. A participação integral no evento contempla certificação com carga horária de 6 horas, que podem ser utilizadas como horas complementares.

O evento foi preparado e organizado pelos estudantes da disciplina de Projetos Integradores em Química IV, sob a coordenação e orientação do professor Aluísio Marquês da Fonseca, do curso de Licenciatura em Química, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab).

Acesse aqui o Canal de Youtube da ENVIQUI2020.

Segundo o coordenador do evento, trata-se de uma ação coletiva, que já está na sua 2ª edição. O título e mote foram escolhidos devido à pandemia. A ação visa promover a disseminação do conhecimento, a interação estudante/professor, integração com o curso, universidade e comunidade em geral.

“O presente evento de Química justifica-se por razões que visam o desenvolvimento da região do Maciço de Baturité/Ceará, agregando conjuntamente as temáticas de Meio ambiente, ensino e Tecnologias, passando pela necessidade de formação docente e discente, no estímulo à interiorização, principalmente no âmbito do tripé: ensino-pesquisa-extensão e potencializar a formação de recursos humanos, ajudando com a
temática de Química e suas correlações”, concluiu Aluísio Fonseca, professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Unilab).

Projetos Integradores em Química (PIQ)

Trata-se de uma componente curricular obrigatória (45h) do curso de Licenciatura em Química. A disciplina possui simultaneamente o caráter teórico, prático e interdisciplinar. Sua organização curricular está distribuída ao longo do processo formativo das componentes (seis módulos). Com anuência da coordenação do curso de Química.

Outras informações no Instagram e YouTube.

Sobre o ENVIQUI

O evento é fruto da disciplina Projetos Integradores em Química (PIQ) que integra, através de atividade de projeto contextualizado, a disseminação do conhecimento, através de argumentos sociológicos e epistemológicos que sustentam o ensino de Química. Desenvolve a compreensão da relação entre a evolução do conhecimento científico e as transformações da sociedade, destacando-se os aspectos da construção da ciência e de sua relação com a cidadania, as relações etnicorraciais e o estudo do meio.

Assim, suas competências estão de acordo com os conteúdos de Química e suas áreas afins, que devem ser abordados de forma multidisciplinar e fazer suas correlações.