Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Núcleo de Inovação Tecnológica da Unilab tem primeiro depósito de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Data de publicação  19/10/2020, 12:58
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (NIT/Proppg), realizou o seu primeiro depósito de registro de Programa de Computador (Software).

Com a parceria e apoio técnico do NIT/Proppg, o enfermeiro e estudante e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) – Mestrado Acadêmico, Wesley Soares de Melo – especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, depositou, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Segundo o membro do Nit/Unilab, Allberson Dantas, o “programa depositado consiste, em linhas gerais, em um software educativo para acompanhamento cognitivo de alunos, desenvolvido para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre desenvolvimento infantil do lactente. Uma ferramenta tecnológica no âmbito da educação e formação do discente, para uso na disciplina de saúde da criança do curso de enfermagem cursada na Universidade”, esclareceu o professor, doutor em Ciência da Computação.

Reforçar o interesse para desenvolvimentos de mais registros de propriedades intelectuais, tais como registros de programa de computador, patentes, marcas, cultivares, mapas geológicos, etc. a partir de pesquisas desenvolvidas na Unilab, é o que busca a equipe de membros do Núcleo. 

Como pode ser percebido a partir do artigo: “A Questão da Patente na Universidade“, de Maria Regina Carvalho Macieira e Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação de propriedades intelectuais, tais como patentes, registro de software, e outros itens. Publicado na Revista de Ciência e Tecnologia Política e Gestão para a Periferia (ReciTec) da Fundação Joaquim Nabuco. Confira AQUI!.

Para outras informações e demonstrações de interesse no desenvolvimento conjunto de propriedades intelectuais. Os contatos do Nit: site do NIT/Unilab, endereço de email: (nit@unilab.edu.br) ou conta no Instagram.

Categorias