Expressando-se com empatia: as notícias e os pedidos nas práticas de profissionais da saúde

Data de publicação  26/11/2020, 15:43

O projeto de extensão Empatia: Promoção da ética e da polidez nas práticas profissionais, apoiado pela Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex), terá seu décimo encontro neste sábado (28), às 15h, na plataforma Google Meet. O projeto tem como objetivo proporcionar as comunidades interna e externa da Universidade conhecimento teórico e prático sobre como prevenir, amenizar e evitar conflitos relacionais em diferentes áreas profissionais através do exercício da empatia e polidez.

Durante todo o mês de novembro, o projeto focará na promoção da empatia dentro de contextos específicos de atuação de profissionais da saúde. Foi construído um módulo contendo quatro encontros de 2h/a cada sobre os respectivos temas: a comunicação não violenta nas práticas de profissionais da saúde; a observação como instrumento da empatia na área da saúde; identificando sentimentos e acolhendo emoções no atendimento clínico; e expressando-se com empatia: as notícias e os pedidos nas práticas de profissionais da saúde.

No dia 28 de novembro, a coordenadora do projeto, a professora Geórgia Feitosa, e Joanna Carneiro, bolsista Pibeac 2020/projeto Empatia, discutirão sobre como os estudantes e profissionais da saúde podem identificar formas de expressão violentas cristalizadas em suas práticas, e a partir disso, como podem usar estratégias da comunicação não-violenta e da polidez para promoverem atendimentos mais empáticos.

“Reforçamos que essa ação de extensão é aberta ao público e aqueles que quiserem participar dos encontros deverão acessar e preencher este Formulário. Após o preenchimento do formulário de inscrição, os participantes receberão um link para acessar a reunião”, reforça a coordenadora do projeto.

Além da contribuição científica e social deste projeto, essa ação de extensão também oferece aos estudantes e profissionais declarações de participação. Para maiores informações, podem contatar as organizadoras via e-mail: projetoempatia@unilab.edu.br ou pelo Instagram @empatiaunilab.