Laboratório de Publicação Digital convida toda a comunidade acadêmica para o lançamento de suas novas publicações

Data de publicação  27/01/2021, 15:19

O Laboratório de Publicação Digital (Publicadora Palmartes) convida toda a comunidade acadêmica para o lançamento de suas novas publicações. Nesta sexta, dia 29/1, a partir das 16h, acontecerá a SARALIVE da RAVU 6, evento online de lançamento da sexta edição da Revista de Arte Verbal da Unilab, a RAVU.

A revista traz poemas e prosas de estudantes e professores da nossa universidade, em suporte eletrônico – nesta edição contamos com a colaboração de mais de 50 autoras/es da comunidade estudantil e docente.

A publicação começou em versão impressa, lançada com um sarau, o SARAVU (Sarau de Apresentação da RAVU), no pátio do Palmares 2, em dezembro de 2019.  Por conta da pandemia, o projeto foi adaptado para publicações digitais pela internet.

Além da RAVU 6, na próxima sexta também será lançada a edição de número 9 da série Contação, que traz contos individuais de autoras/es da Unilab. Neste mês trazemos a estória “O conto da sereia – Iaramim e o segredo da pedra”, de Maiara Maia.

Todas edições da “Publicadora Palmartes” estão disponíveis nas suas plataformas digitais!

Todas as edições lançadas estão disponíveis para download gratuito, em formato pdf, no site:  publicadorapalmartes.blogspot.com

Lá é possível encontrar a versão escaneada da primeira RAVU, e a digital da primeira “Contação”, “Badjuda”, de autoria de uma estudante africana que assina com o pseudônimo Neta de Bruxa. Estão disponíveis também as edições realizadas dentro do Chamamento CAC/Proex do primeiro semestre de 2020: as RAVUs 2 e 3; e os contos “As Maçãs”, de Dayanne Sampaio; e “A conferência do Senhor X”, de Ivanick Lopandza. Por fim, está lá também o material publicado já com o projeto registrado no Fluxo Contínuo: as RAVUs 4 e 5, e a prosa lançada no final do ano passado: “A vida de Alice”, de Pedro Capitango; “Trajeto Marítimo”, de Elivelto Gadelha; “Fome de Justiça”, de  Jonas Vieira; “A Canoa”, de Maklina Almeida; e “Animais letrados”, de Dayanne Sampaio.

Estamos também com um perfil no instagram/facebook: @publicadora.palmartes

Através do insta, publicamos poemas, drops de literatura e outras informações da Palmartes. Também é por lá que divulgamos os eventos e dialogamos com redes, comunidades, criadoras/es e leitoras/es.

Se você é estudante da Unilab e escreve poemas ou contos, entre em contato com a gente e bora publicar!

Também publicamos poemas de docentes, técnicas/os e terceirizadas/os!

Estamos sempre recebendo textos, e já estamos trabalhando nas próximas edições da RAVU e da CONTAÇÃO. Mande seu e-mail com o texto que deseja publicar, mais seu nome (com pseudônimo, se preferir) e seu curso/instituto/setor na Unilab, para: publicadorapalmartes@gmail.com

SARALIVE da RAVU e equipe do projeto

O SARALIVE da RAVU vai ter uma conversa com Ivanick Lopandza, escritor da Contação 3, com o conto “A conferência do Senhor X”, onde representa um episódio social santomense, refletindo sobre as características culturais da Ilha. Poeta presente em todas as RAVUs, Ivanick se formou em Administração Pública pela Unilab em 2016, tendo participado ativamente, durante sua graduação, da vida cultural e social da universidade e de Redenção. Foi dele a ideia de começar um sarau de poesia na cidade, vontade que, realizada junto com parcerias da Unilab, gerou o PraÇarau!, evento de poesia falada e cantada que aconteceu na Praça do Obelisco, com 11 edições, entre 2016 e 2019, das quais o poeta santomense pôde participar das duas primeiras, no ano em que se formou.

Conversaremos também com Edilene Bernardo, produtora cultural, atriz e escritora, estudante de Pedagogia e formada em Humanidades pela Unilab. Edilene foi idealizadora e diretora do projeto de extensão Um tesouro chamado Nordeste, que vem trazendo uma série de atividades artísticas e culturais pra nossa comunidade desde 2018. Trocaremos ideias sobre sua experiência com arte e cultura no Maciço e na universidade, e também sobre seu mais novo livro: Helena, a princesa que amava demais.

A live será transmitida pelo nosso canal no YouTube Publicadora Palmartes

A atual equipe do projeto de extensão é composta pelas/os estudantes Ciciliane Bezerra, Jonas Vieira, Maklina Almeida e Maiara Maia (voluntárias/os); Adílson Major, Elenyce Santiago, Pedro Capitango e Victor Kibutamena (colaboradoras/es); e pelo professor André Telles (coordenador) – discentes e docente dos cursos de Letras da Unilab, e todas/os também escritoras/es publicadas/os nas edições da Publicadora Palmartes.