Reitoria e parceiros lançam a Campanha de Incentivo para realização de testes rápidos da Covid-19

Data de publicação  29/01/2021, 10:25

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) dá mais um passo visando “Cuidar e saber cuidar” da sua comunidade. Pensando nisso, a Reitoria da Unilab, em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), deram início a “Campanha de Incentivo para realização de testes rápidos Covid-19”.

Na tarde desta terça-feira (26), na sala de acolhida, no Campus das Auroras, em Redenção/CE, o reitor pró tempore, Roque Albuquerque, a vice-reitora, Cláudia Carioca, o superintendente da SGP, Adriano do Nascimento, além de outros servidores e pessoas presentes, foram submetidas à testagem para verificação da carga viral do SARS-CoV-2, pelo diretor do ICS, Thiago Moura.

A campanha tem início nesta segunda-feira (1º de fevereiro de 2021), para as unidades do Ceará e, posteriormente, para o Campus dos Malês/BA, com atendimento aos estudantes, servidores docentes e técnicos-administrativos, e colaboradores, que poderão passar por testes rápidos gratuitamente para verificação de COVID-19.

Sala de Acolhida no Campus das Auroras, em Redenção/CE

Para Thiago Moura, professor e diretor do ICS/Unilab, a realização dos testes é uma forma de uma melhor avaliação e controle, além de buscar tranquilizar os públicos que se utilizam das dependências físicas da Universidade (servidores, docentes, colaboradores e estudantes que estarão realizando aulas práticas).

A realização das ações busca viabilizar o retorno gradual das atividades presenciais na Unilab. Assim, “estão sendo tomadas todas as medidas, não somente a testagem, como o controle de acesso com aferição de temperatura, readequação dos espaços nos laboratórios, além das diversas formas de divulgação e orientações quanto as medidas de proteção, segurança e cuidados individuais”, esclareceu Thiago.

A verificação da carga viral do SARS-CoV-2 será na Sala de Acolhida, Campus das Auroras/CE

A Unilab adquiriu cerca de R$ 524 mil, junto ao Ministério da Educação (MEC), para aquisição de insumos e equipamentos necessários à execução de ações destinadas ao enfrentamento da Covid19, que serão utilizados nas demais atividades e no Centro de Assistência Integral à Saúde da Uniab (CAIS), instalado no novo prédio do Restaurante Universitário (RU), no Campus das Auroras, em Redenção/CE, com descerramento da placa de inauguração nesta sexta-feira (29).

“As ações estão sendo planejadas desde março de 2020, quanto criamos o Comitê Institucional de Enfrentamento ao Coronavírus (Ciec/Unilab), o qual vinha traçando e antecipando os detalhes, sempre preocupados com a saúde e a segurança das pessoas, além de promover um retorno seguro às atividades da comunidade da Unilab. “Estamos seguindo o decreto do Estado para que, com cautela, e de olho na nova cepa do Coronavírus que está circulando, possamos retornar com segurança. É necessário cuidar de nossa comunidade. – Cuidar e saber cuidar – é parte essencial da nossa gestão”, afirmou o reitor da Unilab, Roque Albuquerque.

No contexto administrativo, o superintendente da SGP, Adriano Nascimento, afirmou que a testagem é mais uma das ações de enfrentamento ao Coronavirus no intuito de promover a segurança dos servidores, colaboradores, estudantes e usuários externos.

Foram adquiridos pela Unilab cerca de 5 mil testes rápidos para Covid19

Testagens

No Campus das Auroras, na sala de acolhida, além das testagens será disponibilizado uma triagem primária, realizada pelos técnicos da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante (Coase/Propae), com aparelho multiparâmetro de sinais vitais, realizando: aferição de temperatura, pressão não invasiva e medição da taxa de oxigenação, durante os atendimentos especializado, no turno da manhã (8h às 12h), mediante agendamento prévio, através do e-mail testecovid19@unilab.edu.br.

Segundo a comissão responsável, o resultado do teste sai entre 05 a 10 minutos e será disponibilizado por e-mail para a pessoa testada, garantido sigilo da informação.

É sempre importante salientar que, segundo orientações das autoridades sanitárias e o protocolo de Biossegurança da Unilab, qualquer pessoa que apresente os sintomas da COVID-19 deverá manter-se em isolamento social por um período mínimo de 14 (quatorze) dias.

Confira as principais informações no vídeo interativo!!