Entrega de novos tablets a estudantes do Ceará acontece até hoje (quinta, 11)

Data de publicação  11/02/2021, 13:32

Dando continuidade aos cronogramas de entrega dos tablets aos estudantes da Unilab, na Bahia e no Ceará, na manhã desta terça-feira (9), a equipe da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae) deu início a entrega da segunda remessa dos equipamentos, no Bloco Administrativo 2, Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Os estudantes selecionados poderão receber os ítens até hoje (quinta-feira, 11), levando o documento de identificação original com foto. Nos casos em que no documento de identificação não constar o número do CPF, o estudante deverá apresentar o cartão de CPF ou comprovante emitido no site da Receita Federal.

Entregas dos kits tecnológicos

A Unilab adquiriu cerca de 1.300 kits tecnológicos (computador portátil -modelo tablet – e um acessório – fone de ouvido. Segundo o coordenador de Políticas Estudantis/Propae, em exercício, Joab Venâncio, na primeira ação de entrega, ocorrida no início do ano, foram comtemplados 600 estudantes. A seleção abriu edital em outubro de 2020, aos estudantes que não tinham cadastro vigente nos programas que a Propae/Unilab oferece.

Nesta segunda ação, no Ceará, está sendo disponibilizados 500 kits (tablet e fone de ouvido), atendendo aos estudantes que já dispunham de análises socioeconômicas vigentes: estudantes beneficiados pelos Programa de Assistência ao Estudante (Paes), Programa de Bolsa Permanência (PBP), inscreveram-se no último edital do Programa de Assistência ao Estudante, destinado aos/as estudantes de graduação presencial ingressantes dos períodos 2019.2 e 2020.1 e os estudantes que ingressaram em editais específicos para indígenas e quilombolas.

Na Bahia, a entrega ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro, pela equipe responsável no Campus dos Malês. Serão distribuído os 170 kits tecnológicos, na recepção térrea, localizada na Avenida Eugênio de Queiroz, s/n, Baixa Fria, São Francisco do Conde/BA.

Outra ação, visando facilitar o ensino remoto, a Unilab adquiriu mais de 3mil chips de internet móvel, com pacote de dados de 20gb, habilitados e prontos para uso, fruto da adesão da universidade ao Projeto Alunos Conectados Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A distribuição dos itens ocorreu de forma independente e em editais diferentes, cada um com suas regras e legislações.

Até o momento, segundo Joab da Propae, foram entregues cerca de 2.300 unidades. Para a Bahia, foram destinados cerca de 800 chips, já distribuídos mais de 500 unidades. No Ceará, cerca de 2mil chips já foram disponibilizados.

Para Adama João Té, estudante do 1º semestre do curso de Farmácia, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), o início das aulas a distância lhe promoveu muitas dificuldades quanto a oscilação da internet, e o uso do aparelho celular. “não conseguia acompanhar direito a as aulas e senti dificuldades na leitura dos textos. Quando precisei fazer um trabalho, tive que pedir ajuda a um amigo para realizar o trabalho no computador dele”, declarou a estudante guineense. Quanto à prática das aulas no modelo híbrido, Adama opinou que prefere as aulas presenciais, por não haver perdas na explicação do professor. Com os novos equipamentos, a estudante relata que: “creio que vai ajudar muitas pessoas à estudar, dando uma melhor condição”.