Participe do Projeto “Saúde em Cena: simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem e teatro para educação em saúde”

Data de publicação  18/02/2021, 12:50

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Qualidade dos Serviços de Saúde (GPExQS), coordenado pela professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Patrícia Vasconcelos, apresenta o projeto de extensão: “Saúde em Cena: simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem e teatro para educação em saúde.

O projeto, organizado pelos acadêmicos do curso de Enfermagem do ICS/Unilab, busca utilizar as encenações de teatro e simulações realísticas como instrumentos, tanto de prevenção e promoção da saúde, como inovação no ensino aprendizagem.

Participe! Inscreva-se pelo Formulário Eletrônico.

A simulação realística faz parte de uma nova possibilidade de ensino que engloba as habilidades técnicas, gerenciamento de crises, liderança e raciocínio clínico que não reflitam prejuízos ao paciente real. Já o teatro, é uma ferramenta que enriquece as ações educativas por representar a realidade da comunidade. Essa expressão artística apresenta-se como um método criativo, estimulante e integrador que possibilita aos indivíduos uma troca de saberes, fazendo com que o usuário olhe para si, suas crenças e suas atitudes.

Conforme a equipe, acredita-se que a simulação realística e o teatro se constituem em metodologias de ensino inovadoras, sendo necessário principalmente diante do cenário de pandemia do Coronavírus (Covid-19). Para isso, objetiva-se formar atores para essa estratégia, e assim, auxiliar no ensino e aprendizagem para as aulas práticas em laboratório de Enfermagem e também para prevenção e promoção da saúde nos municípios de Redenção e Acarape, no Ceará, e assim, proporcionar mais conhecimento para a segurança do paciente.

Como convite para agregar mais conhecimentos ao projeto, os demais cursos da universidade poderão se engajar a essa metodologia ativa.

Outras informações pelo email: (gpexqs@gmail.com) ou pelas mídias: Instagram (@pacientesegurooficial) e Youtube (Grupo GPExQs)