Com fomento do CNPq, professor da Unilab pesquisará “a rede intelectual negra e a ensaística na Améfrica”
O professor Denilson Lima Santos, docente do Instituto de Humanidades e Letras (IHL – Malês), atuante no Colegiado de Letras – Língua Portuguesa e líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cultura Intelectual e Linguagens (Gepecil), foi aprovado na Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ.
Nos próximos três anos, o docente desenvolverá o projeto: A rede intelectual negra e a ensaística na Améfrica: Abdias do Nascimento, Manuel Zapata Olivella e Gerardo Maloney. A pesquisa propõe fazer uma análise da produção literária ensaística de Abdias do Nascimento (Brasil), Manuel Zapata Olivella (Colômbia) e Gerardo Maloney (Panamá). Ressalta-se que os autores supracitados formam o grupo que criou e fomentou uma rede intelectual negra que produziu, nas décadas de 70 e 80 do século passado, três edições do Congresso de Cultura Negra das Américas. Nesse sentido, pretende-se identificar as propostas políticas, estéticas, ontológicas e epistemológicas nos ensaios dos três escritores afro-latino-americanos.
Segundo o professor Denilson, “A pesquisa sobre o pensamento e a cultura intelectual de Nascimento, Olivella e Maloney é relevante para o pensamento e a crítica literária latino-americanas, bem como para a UNILAB, uma vez que a nossa universidade fomenta o ensino, a pesquisa e a extensão das epistemologias africanas e da diáspora”.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Unilab teve 10 projetos aprovados no Programa de Bolsa de Produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica BPI/Funcap
- Nos dias 15 a 17/05, acontece no campus da Liberdade a Semana Internacional da Luz (Siluz); inscrições abertas
- Artigo de estudante do PGEA é destaque na capa da revista internacional ACS Omega
- Estudante da Unilab publica artigo sobre hidrogênio verde, em revista internacional referência nesse tema
- Unilab lança chamada interna de submissão de propostas ao Programa Pró-equipamentos da CAPES