Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Seminário sobre Internacionalização reunirá especialistas e autoridades nacionais e estrangeiras

Data de publicação  19/02/2021, 09:00
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Pró-reitoria de Relações Institucionais da Unilab (Proinst) realiza, de 24 a 26 de fevereiro, com transmissão pelo Facebook oficial da Unilab, o Seminário “Internacionalização da Educação Superior com ênfase no Sul global: Unilab e CPLP, 10 anos depois”. Para participar, a pessoa interessada deverá realizar prévia inscrição, preenchendo o formulário.

Este Seminário irá contar com a participação de especialistas e de autoridades de destaque no cenário nacional e internacional.

A mesa de abertura, que inicia às 14h do dia 24, vai congregar, além de membros da administração superior da Unilab, autoridades ligadas a Educação e a Relações Internacionais, com destaque para Milton Ribeiro, Ministro da Educação.

O Ministério das Relações Exteriores terá representação através da chefe da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa, Beatriz Góes, e também de Alessandra Ambrósio, da Agência Brasileira de Cooperação. Já o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será representado pelo Embaixador Armindo Brito Fernandes, Diretor Geral da CPLP. O reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) também confirmou presença na abertura do evento.

Milton Ribeiro, Ministro de Estado da Educação, em cerimônia de posse em julho de 2020. Foto: Isac Nóbrega/PR

Além da mesa de abertura, o evento prevê outros espaços de debate que contam com nomes de relevância no cenário nacional.

Às 15h30 do dia 24, a Palestra Magna com Luciane Stallivieri, docente pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), debate os desafios e perspectivas na Internacionalização na Educação Superior.

No segundo dia de evento (25), uma mesa redonda às 15h30 traça um recorte em torno da “Cooperação Sul-Sul: a CPLP e os desafios da ODS na agenda 2030 da Educação Superior”. Destaca-se, neste espaço, a participação de Isabel Casimiro, docente e pesquisadora da Universidade Eduardo Mondlane, e de Waldenor Moras, diretor do Colégio de Gestores de Relações Internacionais da Andifes.

No dia 26, a partir das 9h, o seminário debate “As Diretrizes de Internacionalização da Unilab e a construção desses processos em 10 anos de existência”. Para esse espaço, está confirmado o nome de Paulo Speller, primeiro reitor da Unilab e membro da comissão de implantação da universidade.

Confira a programação completa.

Momento histórico

O encontro chega num momento em que a Unilab vem consolidando vários processos de sua proposta de Internacionalização. A universidade foi criada em 2010 com uma missão institucional específica que a vocaciona a construir processos de integração entre os Países de Língua Oficial Portuguesa, por meio da Educação Superior. 

A percepção de lacunas e de oportunidades de aprimoramento levou a Unilab a coroar essa década de existência com a construção do documento “Diretrizes de Internacionalização da Unilab”, reunindo linhas de trabalho que envolvem internacionalização de currículos, dupla diplomação, estágio no exterior, mobilidade acadêmica, redes internacionais de pesquisa e de cooperação interinstitucional, políticas linguísticas, de cátedra e de comunicação externa, entre outros pontos. O documento será apresentado no evento para discussão.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO