Docente da Unilab e membros do GRC/UFC são finalistas no Prêmio ANA 2020

Data de publicação  04/03/2021, 11:37

Ao longo desta primeira década, muitos prêmios e conquistas dos docentes e discentes, no Brasil e mundo afora, estão sendo agregadas à nossa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

No ano passado, na VII edição do Prêmio ANA – ação realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) – o docente do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds/Unilab), Luiz Martins de Araújo Junior, juntamente com a equipe do Grupo de Gerenciamento do Risco Climático para Sustentabilidade Hídrica, vinculado ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (GRC/UFC), foi um dos finalistas, com a pesquisa: “Desenvolvimento de um sistema de informação e alerta precoce da seca e elaboração de estratégias de planejamento proativo de adaptação às secas urbanas”.

O projeto de pesquisa foi desenvolvido, ainda quando o pesquisador estava na UFC, entre 2013 e 2018, no âmbito do GRC – liderado pelo professor e engenheiro civil, mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento e doutor em Engenharia Civil, Francisco de Assis de Souza Filho, objetivando criar um sistema de informação e alerta precoce de seca (SIAPS), fundamentado no monitoramento e previsão de variáveis hidrometeorológicas e índices de seca, no intuito de dar suporte para a elaboração de planejamento adaptativo urbano de seca, no Sistema Jaguaribe Metropolitana. O estudo utilizou diferentes métodos de previsão de afluências e/ou volumes na bacia hidrográfica da região de aplicação, com os métodos: o downscaling dinâmico acoplado ao modelo hidrológico do tipo chuva-vazão, SMAP, um método semi-paramétrico baseado em uma técnica de reamostragem da série histórica de vazão e em um método baseado em técnica de rede neural.

A importância desse prêmio está associada ao reconhecimento da contribuição técnica e científica do projeto para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos, por meio da gestão e do uso eficiente da água. Profissionalmente, trará uma projeção nacional, além de permitir que metodologias pioneiras aplicadas no Ceará, associadas ao projeto, contribuam para o desenvolvimento de uma melhor gestão dos recursos hídricos no Brasil. Como professor-pesquisador da Unilab, o prêmio trará o reconhecimento do corpo docente da universidade, que apesar de ser uma instituição “jovem”, tem se destacado pela excelência da sua contribuição científica e tecnológica na sociedade brasileira”

Luiz Martins de Araújo Junior, docente do Ieds/Unilab

Sobre o Prêmio ANA

Promovida pela ANA com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a premiação reconhece o mérito das iniciativas que se destacaram pela excelência de sua contribuição para a segurança hídrica do Brasil. Podem concorrer ao Prêmio ANA projetos e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos por meio da gestão, da conservação e do uso eficiente da água, do combate ao desperdício e à poluição de recursos hídricos. Esse prêmio acontece no momento em que a ANA completa 20 anos de existência, cuidando desde então das águas do Brasil.

Há 14 anos a ANA realização edições do Prêmio ANA, que reconhece as melhores práticas do Brasil. Esse ano de 2020, o prêmio contou com 8 categorias sendo elas: Governo, Empresas de micro e pequeno porte, Empresas de médio e grande porte, Educação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (concorro nessa categoria), Organizações Civis, Comunicação e Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Cada categoria contém 3 finalistas, e em março será conhecido o vencedor de cada categoria. (Fonte: https://premio.ana.gov.br/).

Confira o Projeto de Pesquisa.

Apresentação dos finalistas e divulgação do Prêmio ANA 2020.