Docentes da Unilab e parceiros internacionais têm ações de projeto publicadas na Revista Fala Aí, da Universidade da Georgia (USA)
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em uma década de atuação no Maciço de Baturité, no Ceará e no Recôncavo Baiano, em São Francisco do Conde, na Bahia, com a parceria de seu corpo docente composto de 383 profissionais atuantes em diferentes áreas, com maioria absoluta de doutores e 11 mestres, apresenta a cada período, conquistas e publicações em renomadas plataformas do Brasil e mundo afora.
Em destaque, evidenciando mais uma ação de internacionalização da Unilab, a participação na edição especial, intitulada “Literatura e Meio Ambiente”, da Revista Fala Aí, da Universidade da Georgia (UGA), nos Estados Unidos (EUA), surgiu do desenvolvimento de projeto acadêmico de natureza interdisciplinar, interinstitucional e transnacional dos docentes do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen/Unilab): Elcimar Martins e Sinara Mota (licenciatura em Ciências Biológicas) e Elisangela André Costa (licenciatura em Matemática), junto aos estudantes dos cursos da Unilab e participação dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).
Segundo o professor Elcimar Martins, pós-doutor em Educação, no Período Letivo Excepcional (Plex/Unilab), os docentes desenvolveram um intercâmbio virtual com estudantes da UGA e da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), transformando a iniciativa em curso de extensão, vinculado à Pró-Reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex) – ações de Extensão, Arte e Cultura – Fluxo Contínuo.
O resultado foi a publicado na edição especial da revista Fala Aí, da UGA, veio da parceria que a Unilab tem com a professora Cecília Paiva Ximenes Rodrigues, que fez o convite. A publicação teve a participação de outros professores: Felipe Trevisan Ferreira, também da UGA/USA, além da professora Janaína Vianna da Conceição, da USTP/São Tomé e Príncipe.
O projeto em destaque do Fluxo Contínuo da Proex: “Formação do professor pesquisador em tempos de pandemia: da necessidade de distanciamento à construção de novas formas de aproximação“, desenvolvido na área de Ciências Humanas, busca promover o diálogo, a reflexão e a construção de conhecimentos entre estudantes brasileiros, norte-americanos e africanos, mediados por práticas de leitura e construção de textos diversos.