Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições abertas para o curso de “Produção de recursos didáticos em meio digital – Lei nº 10.639/03”

Data de publicação  28/04/2021, 09:41
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O curso online “Produção de recursos didáticos em meio digital para implementação da Lei nº 10.639/03” será ministrado no período de 18 de maio de 2020 a 30 de setembro de 2021, pela professora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab), Zelinda Barros e pelo graduando Yuri Crisostomo Fonseca, com certificação de carga horária de 180 horas.

As inscrições estão abertas no período de 20 de abril a 10 de maio de 2021, pelo Formulário Eletrônico. A atividade será realizada online, no suporte AVA Moodle da Unilab, com encontros síncronos quinzenais, no horário das 18h às 20h.

O curso é voltado para estudantes dos cursos de licenciaturas do IHL/Unilab, ofertados no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia, além de docentes da rede pública de ensino do Núcleo de Educação Territorial 26 – Metropolitano, que abrange os municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz, todos no estado da Bahia.

A ação faz parte do projeto de Extensão PJ174-2021, aprovado no Edital n°02/2020 – da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura e Programa de Bolsa de Extensão, Arte e Cultura (Proex/Pibeac/2021), coordenado pela professora do IHL/Unilab/BA, Zelinda Barros, pesquisadora do grupo de pesquisa Processos Sociais, Memórias e Narrativas Brasil/África (Nyemba). 

Zelinda Barros é cientista social, doutora em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO/UFBA), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Educação à Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2008), Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia.

De caráter eminentemente prático, o curso busca promover interação e auxílio aos participantes para que possam desenvolvam seus próprios recursos pedagógicos digitais para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, como apresentações digitais, jogos, infográficos, vídeos, ebooks, entre outros.

Outras informações pelo email: 

Sobre o Nyemba

Nyemba significa semear. Por isso, o Grupo de Estudo e Pesquisa: Processos Sociais, Memórias e Narrativas entre Brasil e África, realizador do evento, busca seguir o que seu nome orienta, propondo disseminar informações e discutir questões e ideias sobre os processos históricos e sociais que constituem as memórias e identidades que aproximam os diferentes contextos do Brasil e do continente africano. Assim, a iniciativa visa contribuir para a construção de novas narrativas sobre as proximidades históricas, além de compreender e ultrapassar os distanciamentos. O grupo é coordenado pela professora do IHL/Unilab/BA, Maria Andréa dos Santos Soares, tendo como uma das membras, a professora Zelinda Barros.

Categorias