Edital seleciona tutores juniores para o Programa Pulsar

Data de publicação  06/05/2021, 19:49

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lança o edital nº 15/2021, em que seleciona tutores juniores para o Programa Pulsar. No Ceará, são 34 vagas remuneradas e 17 vagas não remuneradas; na Bahia, são 12 vagas remuneradas e 6 não remuneradas, distribuídas entre os cursos indicados no edital. As inscrições ocorrem nos dias 12 e 13 de maio, pelo e-mail do respectivo curso, disponibilizado no item 5 do edital.

Leia o edital e anexos na página da Prograd ou na página da Divisão de Acompanhamento Tutorial do Programa Pulsar.

Podem se inscrever estudantes dos cursos presenciais de graduação da Unilab que tenham cursado pelo menos o segundo semestre letivo dos cursos nos quais estão matriculados, no caso de curso de único ciclo, ou, no caso dos demais cursos do 2º ciclo (Pedagogia, Sociologia, Antropologia, História, Relações Internacionais e Ciências Sociais), que tenham cursado pelo menos o terceiro semestre.

O estudante selecionado como Tutor Júnior fica vinculado às atividades do Programa Pulsar pelo prazo máximo do período de 4 de junho a 14 de setembro de 2021. O tutor ou tutora selecionado para vaga remunerada receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00.

O discente deve ter disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para se dedicar ao

Programa Pulsar. As atividades deverão ser de 48 horas mensais, distribuídas a critério do Tutor Sênior, professor orientador.

As ações poderão ser executadas pelos tutores, de forma remota, com apoio e supervisão da Prograd, em parceria com as Direções de Institutos e as Coordenações de Cursos. Os dias e horários das atividades serão definidos pelo Tutor Sênior, sem conflitar com os dias e horários das aulas das disciplinas nas quais o Tutor Júnior encontra-se matriculado.

Sobre o Pulsar

O Programa Pulsar está vinculado à Prograd e constitui-se em instrumento permanente de acompanhamento e orientação acadêmica aos estudantes do primeiro ano dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Unilab, na forma de ações de tutoria, em parceria com os Institutos e Coordenações dos Cursos de Graduação da Unilab.

O Pulsar busca promover a adaptação do estudante à Unilab, contribuir para permanência qualificada do estudante nos cursos de graduação, bem como orientar o estudante para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior e promover ações que auxiliem o fortalecimento acadêmico dos estudantes com vistas à construção de uma experiência acadêmica de excelência.