Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Proppg lança o “Painel de Indicadores da Pesquisa”

Data de publicação  10/05/2021, 11:09
Postagem Atualizada há 2 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A jovem Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ao longo dos 10 anos de exercício prestados à sociedade da região do Maciço de Baturité, no Ceará e do Recôncavo Baiano, na Bahia, vem se destacando em várias áreas da Pesquisa, desenvolvida pelos docentes e estudantes de graduação e pós-graduação da instituição pública. Em destaque, neste último período letivo, a Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa (CPq/Proppg) lançou o Painel de Indicadores de Pesquisa da Unilab, visando possibilitar uma análise crítica do panorama da pesquisa científica desenvolvida nos campi da universidade.

Os conteúdos estão disponíveis na página da Proppg, apresentando os painéis de: Pesquisa em Números, Mapeamento da Produção Científica da Unilab; I Mapeamento do Corpo Docente sobre Pesquisa e Inovação (2020) e I Censo dos Egressos da Iniciação Científica (2017).

“Através de técnicas de Business Inteligence (Inteligência de Negócio), Mineração de Dados e Inteligência Artificial (AI) será possível incluir no painel indicadores da pesquisa análises qualiquantitativas sensíveis que apontam o status atual da pesquisa na Unilab, suas produções acadêmicas, quais os direcionamentos de pesquisa mais promissores para os próximos anos, qual a relevância da iniciação científica no mercado profissional e na pós-graduação, dentre outros”, declarou o coordenador de pesquisa e professor do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Social (IEDS), Allberson Dantas.

Allberson Dantas salienta ainda que, está em fase de desenvolvimento um sistema de detecção de plágio com AI para o painel, que irá auxiliar em questões éticas durante os processos de submissão de projetos a editais de iniciação científica.

Dada a importância do painel, a partir deste instrumento, é possível traçar estratégias de atuação a curto, médio e longo prazo, destacou Olavo Garantizado, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e professor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), além de enfatizar, contudo, que os resultados alcançados e materializados no painel, devem-se principalmente a equipe de servidores, estagiários e alunos de iniciação científica que atuam na Proppg.

A necessidade de se implantar a inovação tecnológica na gestão pública, visando sobretudo dar eficiência aos processos administrativos, é destaque para Claudia Carioca, vice-reitora da Unilab e, também, professora do ILL. No tocante à gestão da pesquisa, a professora acredita que esta iniciativa irá permitir avanços consideráveis, bem como auxiliará a redirecionar de forma mais eficiente os esforços e recursos empregados.

Em especial à equipe da Proppg, apesar de possuir um quadro de funcionários reduzido no momento, consegue reunir esforços com alunos de estágio e iniciação científica, se destacando nas entregas dos serviços com excelência, sendo parabenizada pelo professor e Reitor da Unilab, Roque Albuquerque. 

Roque enalteceu a importância do painel de indicadores da pesquisa, afirmando que: “é mais um avanço na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica, e que é um modelo altamente recomendado a ser seguido por outros órgãos da universidade”, declarou o reitor.

O painel de indicadores da pesquisa da Coordenação de Pesquisa da Proppg atualmente dispõe de cinco dashboards, a saber: 

  • I censo dos egressos da Iniciação Científica (realizado em 2017);
  • I Mapeamento do Corpo docente sobre Pesquisa e Inovação (realizado em 2020);
  • Mapeamento da produção e composição dos grupos de pesquisa da Unilab (atualizado periodicamente);
  • Mapeamento da produção científica dos pesquisadores da Unilab (atualizado periodicamente);
  • II censo dos egressos da Iniciação Científica (realizado em 2021).

Confira vídeo produzido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

Informações complementares sobre o uso de Inteligência de negócio (Business Inteligence), Mineração de Dados e Inteligência Artificial (AI) para a tomada de decisão: Revista Digital CIO – Inteligência de decisão: o novo Business Intelligence.

Outras informações na página da Proppg.

Categorias