Coordenação de Pesquisa da PROPPG apresenta o Portal de Processos de Gestão da Pesquisa

Data de publicação  28/05/2021, 20:16

Normatizar os fluxos internos e interações com professores e alunos pesquisadores. Com esse objetivo, a Coordenação de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), lançou o Portal de Processos de Gestão da Pesquisa. A partir de um levantamento interno, foi possível mapear 23 processos, dentre as seguintes áreas: Iniciação Científica, Certificações, Fluxo Contínuo, Sistemas Externos e Grupos de Pesquisa.

Com o auxílio dos estagiários do curso de Administração e de um discente de iniciação científica do curso de Engenharia da Computação, a equipe da coordenação levantou os requisitos de todos os processos e os implementou por meio da ferramenta Bizzagi. O portal web foi desenvolvido com tecnologias web responsivas, melhorando a experiência do usuário.

Segundo Allberson Dantas, coordenador de Pesquisa, o Portal de Processos de Gestão da Pesquisa representa uma mudança de paradigma no cumprimento das demandas internas e no atendimento aos pesquisadores e estudantes. “Com técnicas de modelagem de processos de negócio e gestão de projetos e processos, poderemos ter melhor articulação interna na CPQ, transparência na gestão, e mais assertividade nas respostas aos questionamentos sobre as demandas” declarou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unilab, Olavo Garantizado, considera que iniciativas em aperfeiçoamento da Gestão são uma necessidade urgente da universidade. “Aspectos como a evolução na qualidade dos serviços prestados, auditorias interna e externa, prestação de contas, dentre outros, encabeçam preocupações válidas, que poderão ter suas complexidades mais bem trabalhadas por meio de um painel de processos de gestão”, pontua.

A Coordenação de Pesquisa agradece aos colaboradores do desenvolvimento do portal: Renato Paiva, Pedro Lemos, Ivanyelle Costa e Liana Bonfim, servidores lotados na coordenação; aos estagiários do curso de Administração, Alisiário Lourenço e Juliana Uchoa; e ao discente do curso de Engenharia de Computação, Lucas Maciel.

Saiba mais sobre gerenciamento de processos.