Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

“O arquivo e a história”: Unilab organiza atividade como parte da 5ª Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país.

Data de publicação  31/05/2021, 14:58
Postagem Atualizada há 3 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A 5ª Semana Nacional de Arquivos acontece de 7 a 11 de junho, alavancada pelo tema “Empoderando Arquivos”. Dentro da programação do evento, a Unilab organiza a mesa “O Arquivo e a História”. A palestra será transmitida pelo canal da Unilab no YouTube no próximo dia 8, das 16h às 17h30. 

A abertura será realizada por Irany Rodrigues Barbosa, vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD/Unilab). Como palestrante, a Unilab convida a professora Jacimara Souza Santana, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), autora da obra “Médicas-sacerdotisas: religiosidades ancestrais e contestação ao sul de Moçambique”; e, também, o professor José Hilário Ferreira Sobrinho, da UniAteneu, autor de “Catirina, minha Nêga, tão querendo te vendê – Escravidão, tráfico e negócios no Ceará do século XIX 1850-1881”. A mediação da conversa fica a cargo de Natalia Cabanillas, professora vinculada ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab). 

5ª Semana Nacional de Arquivos

A 5ª Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. 

Sua realização no mês de junho é motivada pela celebração do Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 de junho, e da Semana Internacional de Arquivos. O tema proposto – “Empoderando Arquivos” –  é indicação do Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

Segundo o ICA, esse assunto levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos. Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido. Além disso, pode-se discutir os desafios na teoria e na prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

Confira a lista de instituição participantes aqui.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO