Curso de extensão “Introdução às culturas de Saubara, Bahia” recebe inscrições até 8 de junho

Data de publicação  02/06/2021, 17:28

O curso de extensão online “Introdução às culturas de Saubara, Bahia” está com inscrições abertas até o dia 8 de junho. Estão sendo ofertadas 30 vagas para estudantes do campus dos Malês, da Unilab, e para outros estudantes, educadores e/ou artistas interessados em música e cultura popular do Recôncavo baiano. Os interessados devem realizar inscrição pelo e-mail: culturasdesaubara@gmail.com. O curso, com certificação de carga horária de 16 horas, será desenvolvido em encontros semanais, às quintas-feiras, entre 17h e 18h30, no período entre 10 de junho e 29 de julho.

Por meio de rodas de conversa online, serão abordadas algumas das manifestações culturais da cidade de Saubara, tais como as caretas de papelão, a chegança de marujos, a lavagem do adro da Igreja matriz, o cortejo das caretas do mingau, a narrativa da burrinha ou o auto do bumba meu boi saubarense. O intuito dessas atividades pedagógicas é promover uma reflexão acerca do patrimônio histórico, artístico e cultural que reside nas manifestações populares e, ainda, de possíveis intervenções que possam contribuir para sua valorização.

O curso tem a coordenação de Carlos Maroto Guerola, docente do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Instituto de Humanidades e Letras do Campus dos Malês; e Heriberto Gregório dos Santos, também conhecido como Bel, pesquisador, militante e mestre de cultura popular saubarense, além de estudante do curso de Licenciatura em História no campus dos Malês, em São Francisco do Conde.

CONTEÚDO RELACIONADO