Acontece, nesta terça-feira (15), às 15h30, uma live sobre as influências do educador Paulo Freire na prática docência no Brasil e em Cabo Verde

Data de publicação  14/06/2021, 17:53

As influências do educador e filósofo Paulo Freire na prática docência, no Brasil e em Cabo Verde, será tema de uma live, no dia 15 de junho, às 15h30, com transmissão no canal da Pró-Reitoria de Graduação da Unilab, no YouTube. O evento – em alusão ao centenário do educador brasileiro – traz como um dos convidados Elter Carlos, professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), da Universidade Pública de Cabo Verde. Também participam do evento a docente Claudilene Silva, do Instituto de Humanidade e Letras do Malês, e ainda, Afonso Jampierry (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 8/Baturité), como mediador.

Esse evento é o primeiro de uma série de “Encontros com Paulo Freire”, cujo foco traz a influência do educador brasileiro não só no Brasil como também nos países africanos lusófonos – Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Geranilde Silva, os ensinamentos de Paulo Freire ultrapassaram fronteiras e é muito estudado, por exemplo, em Cabo Verde, onde o educador é uma inspiração filosófica para a educação.

“A proposta da live é evidenciar como o pensamento de Paulo Freire está vivo nas práticas docentes. E também tentar quebrar a ideia de canonizar Paulo Freire e mostrar que ele foi um professor que também teve dificuldades e buscou estratégias didático-pedagógicas dentro de seu cotidiano, com destaque para a escuta e o olhar que teve para a vida dos estudantes”, explica a professora Geranilde Silva.

A série de “Encontros com Paulo Freire” é aberta ao público e não precisa de inscrição para participar.

CONTEÚDO RELACIONADO