Independência de Moçambique na Unilab. Confira a programação do evento!

Em 2021, a República de Moçambique completa 46 anos. Na Unilab, a comemoração acontece sob o tema “O clamor da pátria e o recordar da independência”

Data de publicação  22/06/2021, 11:37

A República de Moçambique é um país com mais de 801 mil quilômetros quadrados no sudeste africano, tendo como capital a cidade de Maputo. Independente do domínio colonial lusitano desde 25 de Junho de 1975 (completando 46 anos em 2021), Moçambique é um país em franco crescimento e integrante da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), da Comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização das Nações Unidas (ONU), entre diversas outras organizações internacionais.

Neste ano, a Associação dos Estudantes Moçambicanos na Unilab (Aemoz) organiza a   “Independência de Moçambique na Unilab – 2021”, evento online que se estende dos dias 24 a 25 de junho com o tema “O clamor da pátria e o recordar da independência”. A programação tem como foco a celebração dos 46 anos da Independência de Moçambique, e a promoção da diversidade sociocultural, através da ciência e da arte. A participação garantirá certificado.

Para acessar a programação, confira o canal da Aemoz no YouTube.

O estudante Sirilo Lourenço, graduando do curso de Administração Pública da Unilab no Ceará e membro da Aemoz, garante que o evento transcende a simples dissociação do estado Português: “ela (a independência política) significa hoje dignidade, oportunidade e humanidade para todos nós. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história. Como uma nação autônoma, hoje conquistamos uma identidade, força, voz, democracia, resistimos por diversas vezes, gritamos, e acreditamos. Para nós estudantes moçambicanos na Unilab, a independência também significa liberdade do pensamento!” celebra.

A organização do evento conta, também, com a participação de diversos docentes também com a colaboração direta da Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e da Pró-reitoria de Relações Internacionais e Institucionais (Prointer/Unilab).

Confira a programação completa

24/06 (quinta-feira)

09h – Mesa Redonda 1: A educação formal e informal, cultura e saúde: desafios e caminhos.
Moderação:  Prof. Dr. Alexandre António Timbane (Unilab).

Debatedores(as)
Prof. Dr. Alberto Bive Domingos (Universidade de Licungo – Moçambique).
Prof. Dr. André Victorino Mindoso (Universidade do Rovuma-Nampula/Moçambique).
Doutorando Hélio Maungue (Universidade Federal de Santa Catarina-Brasil).
Prof. Msc. Nasma da Glória José Langa (Universidade de Licungo – Moçambique).
Prof. Dr. Nelson Rosário (ESNEC-UEM- Moçambique).
Doutorando Óscar Namuholopa (Universidade Federal de Goiás-Brasil).
Prof. Dr. Pedro Uetela (Universidade de Gana).

13h – Mesa Redonda 2: Pesquisas sobre Moçambique nas suas diversas perspectivas.
Moderação: Prof. Dr. Carlos Subuhana e Prof. Dr. Luís Tomás Domingos (ambos da Unilab).
 Debatedores(as):
Profa. Dra. Ezra Chambal Nhampoca (Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique).
Doutoranda Ivonete da Silva Santos (Universidade Federal de Catalão-Brasil).
Doutoranda Níura Madalena Bila (UNESP).
Prof. Dr. Pedro Acosta Leyva (Unilab).
Profa. Dra. Sabrina Rodrigues Balsalobre (Unilab).
Profa. Dra. Vera Fátima Gasperatto (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).
Prof. Dr. Wilson Profirio Nicaquela (UNILURIO – Moçambique)

18h – Mesa Redonda 3 : Moçambique sob diversos olhares rumo ao futuro.
Moderação: Prof. Dr. Ercílio Neves Brandão Langa e Profa. Dra. Rosalina Semedo de Andrade Tavares (ambos da Unilab)
Debatedores:
Alcides André do Amaral (Mestrando Unilab).
Cardoso Domingos de Andrade (Unilab).
Chitungane Sebastião Chachuaio (Unilab e Universidade de Lisboa).
Paula Graça Sacavinda (Bacharela e licenciada pela Unilab).

25/06 (sexta-feira)

09h – Comemoração da Independência de Moçambique
Acesse a sala virtual
Programação com apresentações artísticas diversas

10h30 – Mesa Redonda 4 : Relatos da vida universitária e Inserção ao mercado de trabalho.
Moderação: Marília Jecane Massava
Mestre Shakil Bonnet Jossub Ribeiro (Embaixada do Brasil – Maputo/Moçambique;
Licenciada Rolanda Domingos Mussane (Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Moçambique);
Mestrando Paulo João Baptista Fungulane (Unilab e UFVJM).

13h – Mesa Redonda 5: Moçambique sob olhares sociais, culturais e políticos.
Moderação: Júlio Auxílio Muiocha Junior e Prof. Dr. Segone Ndagalila Cossa (ambos da Unilab)
Acesse a Sala Virtual
Debatedores(as):
Leodovico Castelo Amosse (Unilab)
Profa. Dra Luciana Brandão Leal (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
Doutorando Samuel Correa Duarte (Universidade Estadual do Ceará – UECE).
Profa. Dra. Sara Santos Morais (Universidade de Brasília – UnB).
Prof. Dr. Vércio Gonçalves Conceição (Universidade Federal da Bahia – UFBA).

CONTEÚDO RELACIONADO