Unilab oferta 572 vagas em Seleção de Estudantes Internacionais

Data de publicação  05/12/2023, 14:18
Postagem Atualizada há 7 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lançou o edital para Seleção de Estudantes Internacionais para os cursos de graduação da universidade em 2024. As inscrições ocorrem de 6 a 15 de dezembro, via Formulário Eletrônico de Inscrição disponível na página do Sistema de Seleção de Estrangeiros (Selest), e podem participar candidatos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Leia o edital, anexos (como os que tratam de distribuição de vagas) e aditivos nesta página.

Haverá plantão tira-dúvidas para candidatos de 6 a 15 de dezembro (exceto sexta-feira, sábado e domingo), das 10h às 11h e das 14h às 15h (horário de Brasília), via Google Meet.

São 322 vagas para ingresso em 2024.1 (com início previsto para maio de 2024) e 250 vagas para ingresso em 2024.2 (previsão de início para outubro de 2024), totalizando 572 vagas. Os cursos serão ofertados presencialmente nos campi localizados nos estados do Ceará e Bahia, nas cidades de Redenção, Acarape e São Francisco do Conde.

Os resultados do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais (PSEI) para ingresso nos cursos de graduação da Unilab serão válidos para entrada no semestre letivo escolhido pelo candidato no ato da inscrição e para formação de cadastro de reserva.

Podem concorrer candidatos das nacionalidades citadas; que tenham no mínimo 18 anos até a confirmação de interesse de vaga; e cujo bilhete de identidade (BI) esteja válido, no mínimo, até o último dia de inscrição – 15 de dezembro.

Não podem concorrer a uma vaga do edital candidatos que já tenham concluído qualquer curso superior em instituição pública no Brasil; e sejam portadores de visto permanente ou qualquer outro tipo de visto temporário para o Brasil.

Como ocorre a seleção?

As datas, os locais e os horários de aplicação das Provas de Redação e Conhecimentos Específicos serão confirmados pelas Embaixadas brasileiras e Centros Culturais em Bissau, Dili, Luanda, Maputo, Praia e São Tomé e divulgados no portal da Unilab.

A seleção terá as seguintes etapas: análise do Histórico Escolar do candidato, para atribuição de uma Nota do Ensino Secundário (NES); prova de Redação (NR); prova de Conhecimentos Específicos: Compreensão Leitora em Língua Portuguesa (NLP) e Matemática (NM).

As provas de Redação e Conhecimentos Específicos serão realizadas no período de 26/02/2024 a 05/03/2024, de acordo com a disponibilidade logística e a adequação ao funcionamento dos respectivos locais de aplicação, conforme critério das Embaixadas brasileiras e dos Centros Culturais.

Considera-se candidato classificado aquele aprovado dentro do limite do número de vagas para os cursos de Graduação da Unilab, por país e por ingresso do PSEI- 2024. Já o candidato classificável é aquele aprovado além do limite do número de vagas para os cursos de Graduação da Unilab, por país e por ingresso do PSEI – 2024, que constará no cadastro de reserva que poderá ser utilizado.

Os candidatos inscritos devem acompanhar a situação de sua inscrição, uma vez que a Unilab não se responsabiliza por problemas técnicos que inviabilizem a concretização da inscrição ou por procedimentos indevidos realizados pelo candidato, os quais incluem todas as circunstâncias que inviabilizem a transferência de dados no ato da inscrição.

Os candidatos também precisam acompanhar os informes institucionais e canais de comunicação oficiais acerca do processo seletivo.

O que fazer após a aprovação?

Os candidatos aprovados devem confirmar o interesse de vaga, por ocasião da convocação, quando, então, deverá cumprir as condições necessárias para a juntada de documentos e logística de viagem.

Também é responsabilidade do candidato aprovado a organização e os trâmites referentes à viagem e contratação de moradia no Brasil, o que envolve os custos financeiros referentes a cópias de documentos, autenticação de documentos em cartório, serviços consulares, emissão de passaporte e visto, passagens para o Brasil e manutenção de sua estadia no Brasil ao longo do curso.

A matrícula do candidato aprovado no PSEI 2024 para os cursos de graduação da Unilab não lhe assegura o direito de receber qualquer modalidade de bolsa ou de auxílio assistencial na Unilab.

Outras informações com a Seção de Seleção de Estudantes Internacionais: ssei.prointer@unilab.edu.br.

CONTEÚDO RELACIONADO