Projeto artístico Maciço Estrangeiro é tema da próxima live Unilab 10 anos, nesta quinta-feira (1)

Data de publicação  30/06/2021, 14:23

O projeto artístico Maciço Estrangeiro reúne registros fotográficos, desenhos, poesias e manifestos produzidos nos anos de 2017 e 2018. Esse acervo pessoal do estudante de Antropologia da Unilab e artista Harley Almeida será tema da próxima live Unilab 10 anos, nesta quinta-feira (01/07), às 17h, com transmissão pelo canal oficial da Unilab no YouTube. Os registros artísticos datam de um período de graduação do artista, em Bacharelado em Humanidades (BHU).

O projeto também remonta ao período de vivência de novos moradores na região do Maciço de Baturité, uma vez que a chegada de estudantes internacionais e de outras cidades brasileiras – além de servidores de diferentes territórios culturais – gerou um estranhamento frente às novas relações que se efetivam. A presença de estrangeiros das mais diversas proveniências irrompe os padrões e os valores consolidados como modelos neste espaço reconhecido como maciço, recoberto por suas cidades e habitantes mais antigos.

Nesse sentido, o Maciço Estrangeiro é uma produção artística que junta expressões poéticas, estéticas e políticas, a partir de novos povoamentos na região do Maciço do Baturité – e que atravessa as relações existentes entre as cidades e fronteiras em que a Unilab se faz presente no estado do Ceará. Territórios instituídos por margens moventes, pelas forças do fora, que dão consistência e assinalam sua multiplicidade.

Lives de comemoração
As lives de comemoração aos 10 anos da Unilab é uma realização da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) e com apoio da Reitoria. O projeto busca trazer à tona questões pertinentes à extensão universitária, aos programas de arte e cultura e à reflexão acerca da existência e da atuação da academia na comunidade.

CONTEÚDO RELACIONADO