Série audiovisual “Entre-Atlânticos” é tema da próxima live Unilab 10 anos, nesta quinta-feira (15), às 17h

Data de publicação  14/07/2021, 16:44

O projeto “Unilab, um devir-resistência Entre-Atlânticos é o tema da próxima live Unilab 10 anos, evento que acontece na próxima quinta-feira (15/07), às 17h, com transmissão pelo canal oficial da Unilab no YouTube. Entre-Atlânticos é uma série em audiovisual que atravessa existências, permanências e resistências, através das narrativas de 11 estudantes da Unilab oriundos do Brasil e demais países membros da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos. A proposta dessa live é apresentar um teaser em audiovisual dessa série, promover um reencontro com os envolvidos no projeto de 2018, além de criar um debate envolvendo questões contemporâneas.

Entre-Atlânticos

As narrativas dos discentes na série Entre-Atlânticos assinalam novos povoamentos entre os diversos territórios que fazem fronteira com a Unilab no Ceará. O Atlântico, nessa perspectiva, não divide existências, nem separa continentes, mas junta e aproxima, promovendo novos encontros a partir de uma cooperação solidária entre os povos. Dessa forma, atravessa diferentes contornos, que tecem relações com os diversos modos de vida, assinalam uma geografia dos afetos e se fazem presentes entre os campi dos Palmares, das Auroras e da Liberdade.

Nesse sentido, esse projeto desarquiva em 2021 e reavalia os diversos registros em audiovisual que foram realizados em 2018, como parte das atividades do projeto de extensão “Expressões e identidades histórico-culturais de estudantes brasileiros e africanos na Unilab”, coordenado pelo docente José Josberto Sousa, do curso de Licenciatura em História da Unilab – Ceará. O professor produziu um roteiro de perguntas, criando, assim, um ambiente de diálogo com os estudantes. Ele contou com a colaboração dos estudantes Bianca Marques e Baltazar Zero, além de Francisco Harley Almeida, que contribuiu com as gravações e direção das filmagens.

O processo de retomada desse material é marcado pela produção e montagem nesse período de pandemia. Essa nova dimensão que o projeto ganha em 2021 proporciona uma retomada desses relatos registrados em 2018, por meio das diversas vozes e sotaques de 11 estudantes da Unilab -Ceará.

CONTEÚDO RELACIONADO