Docente da Unilab Marcio André dos Santos lança, no dia 28/07, o livro “Movimentos negros e lutas antirracistas no Brasil e na Colômbia”

Data de publicação  21/07/2021, 14:28

O cientista político Marcio André dos Santos, docente do curso de Humanidades e Licenciatura em Ciências Sociais, no campus dos Malês, lança no dia 28 de julho o livro “Movimentos negros e lutas antirracistas no Brasil e na Colômbia”, pela editora Telha. A obra analisa as complexas relações político-institucionais entre movimentos negros e o Estado nos dois países, em uma perspectiva comparativa. O lançamento online acontece às 18h, com transmissão pela página do Facebook da editora.

Reflexões na obra
Movimentos negros e lutas antirracistas têm conquistado políticas de ação afirmativa para populações negras nas últimas décadas, no Brasil e na Colômbia, mas esses passos resistirão à ascensão de agendas conservadoras implantadas nos últimos anos? Essa e outras reflexões sobre o percurso do povo negro e o racismo presente em ambos os países latino-americanos estão no livro do autor Marcio André dos Santos, professor da Unilab que tem se dedicado à pesquisa sobre movimentos negros comparados, políticas de ação afirmativa, sociologia das relações raciais, teoria democrática e teoria do reconhecimento.

O docente dedica sua carreira às suas raízes e traça um comparativo das relações desses movimentos com os Estados nesta obra. O livro traz desde um beabá sobre o que são políticas raciais racistas; formação racial de “imigrantes indesejáveis” – diferentes do ocorrido com os europeus nas primeiras décadas do século XX -; o mito da democracia racial que acobertava as disparidades sociais; até as políticas de ação afirmativa como resposta ao racismo institucional. Ao evidenciar o papel fundamental dos movimentos negros na mudança constitucional e na institucionalização de demandas por inclusão social e racial, “Movimentos negros e lutas antirracistas no Brasil e na Colômbia” possibilita um diálogo crítico com a conjuntura em torno desta e de outras questões fundamentais para a qualidade da democracia, seja no Brasil ou na Colômbia.

Lançamento do livro “Movimentos negros e lutas antirracistas no Brasil e na Colômbia”
Data: 28 de julho
Local: transmissão pelo Facebook da Editora Telha