“Sarau Poética da Macumba” da Bahia será nesta sexta-feira (23)

Data de publicação  23/07/2021, 10:56

Na tarde de hoje (sexta-feira, 23), a partir das 16h, teremos a apresentação do “Sarau Poética da Macumba”, com a mediação de Isabele Santos e Amanda Santos, com transmissão pelo canal do Youtube do Latitudes Africanas.

O programa de extensão Latitudes Africanas e coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab no Campus dos Malês (IHL/Malês), Bas´Ilele Malomalo e vinculado ao Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global/CNPq.

O evento tem a organização do Grupo de pesquisa África-Brasil/UNILAB/CNPq, do Projeto Latitudes Africanas e Mídias alternativas/PROEX/UNILAB e da Comunidade Madinatu Munawara – CMM.

Entre os convidados teremos: Carlindo Fausto, Maria Lima e Anéximandra da Silva.

Participe! Inscreva-se no canal do Youtube do Latitudes Africanas.

Sobre Latitudes Africanas – “Sarau Poética da Macumba”

Iniciado desde o lançamento do programa Latitudes Africanas em 2018, com o nome de Saura de Poesia & Danças de Latitudes Africanas, o Sarau Poética da Macumba é um espaço de educação coletiva do povo africano do continente e da diáspora. É uma atividade artístico-cultural panafricana e internacional que visa trazer reflexões em torno dos maiores desafios e problemas do mundo negro. Além disso, propor pistas de ação para a comunidade africana através da poética: a estética da arte, do canto, da dança, da música, da espiritualidade, ou simplesmente, de todas as formas de criação negra presente no mundo.

Na sua última edição, que ocorreu em 21 de novembro de 2020, o Sarau Poética da Macumba recebeu artistas e poetas negros(as) do Brasil, Colômbia, Guiné Bissau, México e RDCongo. Foi mediado por Cicí Andrade, cantautora, estudante de Antropologia em UNILA, cria de Saraus da Zona Sul de SP, que desenvolve sua arte de maneira independente, e por Bas´Ilele Malomalo, natural da RDCongo, filósofo, poeta e coordenador de Latitudes Africanas/UNILAB.

Na sua edição de 2021, conta com a curadoria de Isabele Santos, bolsista do projeto, Amanda Santos dos Santos, Bas´Ilele Malomalo e Cicí Andrade. A equipe técnica tem o apoio de Israel Mawete (Angola, Unilab/ASEA) e Daniel Artur (Angola, Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/Unilab).

CONTEÚDO RELACIONADO