Projeto Latitudes Africanas realiza “Sarau poética da macumba” no dia 13 de agosto, às 16h

Data de publicação  12/08/2021, 11:39

O projeto de extensão Latitudes Africanas realiza nesta sexta-feira, 13 de agosto, às 16h, o “Sarau poética da macumba”, com um tema que traz a relação entre a música, poesia e estética preta. O evento terá transmissão pelo canal do Latitudes Africanas, no YouTube. Fiel à metodologia africana de ubuntu, o Sarau parte sempre das experiências dos convidados para pensar o devir negro. Na próxima edição, o evento conta com a macumba produzida pelos corpos pretos de Guiné-Bissau e Brasil Negro.

O evento terá a participação da professora da Unilab, escritora e amefricana, Denise da Costa; da guineense Teju Ducanda, bacharelanda em Administração Pública pela Unilab e vice-coordenadora do grupo Firkidja de no Kampada; e Filipe Buba N’hada, poeta, músico e compositor guineense, graduado em Humanidades pela Unilab-Campus dos Malês (BA).

Projeto

O Sarau Poética da Macumba é um espaço de educação coletiva do povo africano do continente e da diáspora. É uma atividade artístico-cultural panafricana e internacional, que visa trazer reflexões em torno dos maiores desafios e problemas do mundo negro. Além disso, propõe pistas de ação para a comunidade africana através da poética: a estética da arte, do canto, da dança, da música, da espiritualidade, ou simplesmente, de todas as formas de criação negra presente no mundo.

Na sua última edição, que ocorreu em 21 de novembro de 2020, o Sarau Poética da Macumba recebeu artistas e poetas negros(as) do Brasil, Colômbia, Guiné Bissau, México e RDCongo. Foi mediado por Cicí Andrade, cantautora, estudante de Antropologia em UNILA, cria de Saraus da Zona Sul de SP, que desenvolve sua arte de maneira independente; e por Bas´Ilele Malomalo, natural da RDCongo, filósofo, poeta e coordenador de Latitudes Africanas/Unilab. O evento é organizado pelo grupo de pesquisa África-Brasil (Unilab/CNPq); projeto Latitudes Africanas e Mídias alternativas (Proex-Unilab); e comunidade Madinatu Munawara – CMM.

CONTEÚDO RELACIONADO